Cafeteira Prensa Francesa

Descobrir novas maneiras de preparar o cafezinho de todo dia pode ser uma atividade extremamente prazerosa para os amantes da bebida. A prensa francesa, por exemplo, é um equipamento simples que dispensa energia elétrica e filtros de papel, e pode transformar o seu ritual de preparar um café.

Quando utilizada corretamente, a prensa francesa prepara um café de sabor intenso e incomparável, encorpado e aromático. Porém, para alguns paladares, a bebida pode ter um amargor indesejado, e os óleos do café podem torná-la muito densa.

Seja como for, todo apreciador de café deve experimentar a bebida preparada nesse tipo de cafeteira manual ao menos uma vez! Quer aprender os segredos e particularidades da prensa francesa e descobrir as vantagens e desvantagens desse método? Acompanhe:

A origem da prensa francesa

A prensa francesa possui uma série de patentes, com diferentes nomes e origens. E ainda hoje ocorrem disputas entre algumas delas. 

Mas afinal quem inventou a prensa francesa?

Segundo o artigo do NY Times Who made that French Press? a primeira versão da prensa francesa foi patenteada na França em 1852. Este modelo já utilizava o recipiente cilíndrico e a haste com o filtro conectado na ponta. Ao baixar a haste o café filtrado fluía para a parte de cima. 

O modelo mais parecido com o que usamos hoje foi patenteado em 1929 pelo italiano Attilio Calimani. Por ser uma versão mais parecida com a que usamos atualmente é a ele atribuído o título de inventor da prensa francesa.  

A versão mais famosa e a que levou a prensa francesa para o mercado global foi patentado em 1958 por Faliero Bondani. Inicialmente essa cafeteira ficou muito conhecida na França (acredita-se que por isso a identidade da prensa seja atribuída a França!).

Mas enfim a prensa francesa foi inventada pelos italianos ou franceses? O mais disseminado é que a origem é italiana.

Saiba mais

Você sabia que a cafeteira francesa é um dos métodos de extração do café que confere ainda mais sabor?


Ela permite que você prepare um café rico em sabor, com muita praticidade e versatilidade, pois pode ser transportada facilmente e dispensa energia elétrica. A cafeteira francesa é um dos métodos mais conhecidos pelos amantes de café. Para extrair uma boa bebida, basta deixar o pó em infusão na água por até quatro minutos. 


Para fazer um ótimo café com sua Cafeteira Francesa, você precisa dos melhores grãos de café recém-moídos. O café deve ser moído médio e os grãos devem ser adequados para este tipo de cafeteira. Se os grãos forem moídos muito finos, o pó entupirá a malha e dificultará a pressão do êmbolo.


Além da utilização de café recém-moído e água, é importante assegurar-se de que a cafeteira utilizada esteja bem limpa e livre de resíduos de café antigo.

Lave todas as peças manualmente com detergente e água morna, enxágue bem.
Use um pano macio para limpar resíduos de café. Nunca use palhas de aço ou produtos abrasivos na Cafeteira Francesa.

Gostou e quer garantir a sua?
https://www.paradadapanela.com.br/uz-utilidades/vidros-e-cristais-/cafeteira-tipo-prensa-francesa-de-vidro-capacidade-de-600ml-/

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta