Como escolher jogo de panelas? Confira 4 dicas importantes

Você sabe como escolher jogo de panelas ideal para sua casa? No mercado, existem tantas opções com variação de tamanho, material, modelo e preço que, realmente, pode ser difícil escolher o que reúne o melhor custo-benefício.

Abaixo, trazemos algumas dicas de como escolher o melhor conjunto de panelas e algumas opções para você conhecer! 

Qual é o melhor jogo de panelas?

Importância de escolher um bom jogo de panelas

Escolher um bom jogo de panelas pode ser decisivo na hora de ter mais praticidade e qualidade para preparar os alimentos.

Panelas antiaderentes, por exemplo, são fundamentais para pessoas que buscam praticidade na hora de lavar a louça ou que desejam reduzir o consumo de óleos e gorduras.

Panelas que distribuem o calor de forma uniforme, por exemplo, são indicadas para cozimentos demorados e, ao escolher panelas que não possuem essa característica, pode ser necessário ficar ainda mais atento ao alimento para não queimar.

Um jogo de panelas com qualidade ruim ou que não atenda suas necessidades no dia a dia pode até mesmo interferir na qualidade e saúde dos alimentos, pois existem materiais que podem soltar substâncias tóxicas se não forem usadas adequadamente.

Outro ponto de vista sobre a importância de saber escolher jogo de panelas é o tamanho e a quantidade.

Se você possui uma cozinha pequena e cozinha para você ou para poucas pessoas, panelas muito grandes não fazem muito sentido. 

Mas se você ama cozinhar para muita gente, panelas grandes e com excelente durabilidade devem ser prioridade de compra.

Tipos de panela: conheça bem para escolher melhor

Além de olhar para o modelo, tipo de panela e preço, outro fator importante na hora de escolher o melhor jogo de panelas é o material.

Cada material possui características e indicações de uso específicas que vale a pena conhecer antes de ir às compras.

Inox   

As panelas de aço inox, como o nome diz, são feitas de aço inoxidável, sendo um dos modelos mais comuns no mercado. 

Elas possuem boa durabilidade, estética e custo-benefício, mas geralmente possuem um valor acima de outros materiais, como as panelas de alumínio.

O único cuidado no uso dessas panelas é que elas não possuem uma boa antiaderência e, nos primeiros usos, é indicado ferver água quente algumas vezes para evitar que qualquer resíduo de níquel ou outra substância se desprenda nos alimentos.

Alumínio

Existem jogos de panelas em alumínio batido (fundido) e repuxado. Essas panelas são boas opções para quem precisa de um kit de panelas mais leve, prático e com bom preço. 

Além do custo, você deve considerar a escolha do jogo de panelas em alumínio pela versatilidade de uso em diversos pratos, como sopas, cozidos, carnes etc.

Outro ponto é que existem modelos de panela em alumínio em diferentes cores. Na Parada da Panela, você encontra opções de conjunto de panelas em alumínio candy colors, como os modelos abaixo. 

melhor jogo de panelas

Cobre

As panelas de cobre, assim como as em aço inox, são boas condutoras de calor, práticas e com grande durabilidade. 

Contudo, o cobre é um material com algumas restrições. Por exemplo, não é indicado o cozimento de alimentos com sal ou alimentos ácidos como tomate, vinagre ou limão em panelas de cobre, por conta do cobre se desprender da panela.

Essa contaminação dos alimentos, se houver, pode provocar sintomas como náuseas e dores abdominais.

Teflon   

As panelas com revestimento teflon são muito práticas e acessíveis. Geralmente, possuem um valor de mercado mais em conta do que panelas de cerâmica, por exemplo, oferecendo ainda o benefício dos alimentos não grudarem e de evitar o uso excessivo de gorduras.

Cerâmica

As panelas de cerâmica são um investimento, pois são fáceis de limpar, antiaderentes, com boa durabilidade e bonitas, mas com um preço mais elevado. 

Contudo, na escolha de um conjunto de panelas desse material, é importante estar atento para a marca, para garantir que a tintura usada no revestimento seja livre do uso de substâncias tóxicas na fabricação que possam se desprender nos alimentos.

Porcelana   

As panelas de porcelana também possuem como benefício serem antiaderentes e duráveis, mas exigem cuidados extras com a limpeza e o uso, já que são um material mais frágil.

Barro   

As panelas de barro são bastante tradicionais, esteticamente bonitas e de qualidade. Assim como as panelas de cerâmica, promovem um cozimento mais lento e retém o calor por longo período, sendo boas panelas para preparos mais demorados. 

Uma desvantagem desse material é que são bem mais pesadas e os alimentos grudam com maior facilidade. Ou seja, boas para o preparo dos alimentos, mas nada prático na hora de lavar a louça.

Como escolher jogo de panelas ideal? 4 dicas importantes na hora de escolher

Confira algumas dicas do que avaliar na hora de como escolher o jogo de panelas perfeito para sua casa:

1 – Avalie tamanhos e quantidade   

Se você costuma cozinhar para uma ou duas pessoas, no máximo, no dia a dia, panelas em tamanhos grandes podem mais atrapalhar do que ajudar sua rotina.

Outro ponto importante é que se você possui pouco espaço para guardar seus utensílios, um jogo de panelas básico pode ser o essencial. Por isso, avalie o que vai ser realmente essencial dentro de sua realidade.

2 – Considere a praticidade da limpeza   

Alguns materiais possuem excelente durabilidade e desempenho no preparo dos alimentos, mas dão trabalho em dobro na hora da limpeza, seja por não serem antiaderentes ou pelo peso excessivo.

Por isso, antes de comprar seu jogo de panelas, avalie também a praticidade na hora de lavar a louça. 

3 – Avalie custo e benefícios   

É possível encontrar jogos de panelas com a mesma quantidade de peças que custam muito mais ou até o dobro das outras, pois o material e qualidade interferem muito no preço.

Por isso, antes de ir apenas pelo valor final, pesquise bastante sobre a durabilidade e opinião de outros consumidores para não cair no clássico “barato que sai caro”.

Como escolher jogo de panelas antiaderente?

4 – Considere o modelo do fogão

Já aconteceu de comprar um jogo de panelas que ficam sambando na boca do fogão? Isso porque você não levou em conta o modelo do fogão com as características das panelas.

Muita gente acaba se esquecendo desse detalhe que, muitas vezes, interfere na segurança de quem está cozinhando e dos outros membros da família.

Afinal, uma panela quente e “bamba” é um risco para quem está em volta.

Conclusão   

Saber como escolher o jogo de panelas perfeito é essencial para não acabar escolhendo peças sem qualidade ou durabilidade.

Ir apenas pelo preço ou beleza também podem ser armadilhas, pois uma panela só bonita ou com bom preço pode acabar te dando ainda mais dor de cabeça se não for prática ou fácil de limpar.

Gostou dessas dicas? Não deixe de conferir nossos outros artigos com dicas de organização de utensílios domésticos e outros truques que vão deixar seu momento de cuidados com a casa e preparo dos alimentos mais fácil.

Agora que você já sabe como escolher o melhor jogo de panelas, aproveite e conheça todos os nossos conjuntos de panelas de produto própria!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code