Como escolher a panela ideal para comprar? Guia prático

escolher panelas características

As inúmeras opções disponíveis no mercado deixam qualquer pessoa pensativa para entender como escolher panelas. 

Os materiais, formatos, gêneros e diversas outras características podem gerar diversas dúvidas sobre seus efeitos na cozinha.

Afinal, todos buscam o melhor custo-benefício ao escolher as panelas que irão compor suas rotinas culinárias. 

Mas, qual panela é fundamental utilizar no dia a dia? Existem modelos que interferem na escolha de panelas? A opção precisaria ser cara para atender perfeitamente minhas necessidades? Explicaremos tudo neste artigo, acompanhe!

Confira também: Tipos de panelas saudáveis

Como escolher panelas: 6 pontos essenciais

Antes de mais nada, avalie o nível de conhecimento que você possui na cozinha. Algumas panelas são melhores para inciantes, pois apresentam maior usabilidade.

Também não deixe de avaliar seu uso com os utensílios! Se cozinha diariamente, é importante contar com materiais de maior durabilidade. 

como escolher panelas quantas panelas e o ideal na cozinha

Por outro lado, se você é fã de delivery, o investimento pode ser mais simples — a não ser que mude seus planos. Quer saber mais sobre os pontos de atenção na escolha das panelas? Confira nossa lista a seguir.

1. Material e Revestimentos

Conhecer o material é fundamental para entender como escolher panelas. Sempre que possível, considere as opções de inox, especialmente se você já possui experiência na cozinha. 

Quanto ao revestimento, existem opções em cerâmica e em teflon. As panelas teflon são antiaderentes, portanto muito válidas para evitar que os alimentos grudem.

Já as panelas em cerâmica são aquelas que podem ir ao forno e serem servidas na mesa naqueles almoços de fim de semana, ou mesmo na rotina. 

Também existem panelas de cerâmica antiadarentes, mas o custo costuma ser maior.

2. Espessura da Panela

Independentemente do tamanho da panela, também é importante avaliar sua grossura na hora de escolher. 

Você vai notar que, ao adquirir uma panela mais fina, ela será mais leve e poderá aquecer mais rápido. 

Por outro lado, ela irá amassar facilmente, e você precisará utilizá-la sempre em fogo baixo.

Já com uma opção mais espessa, é muito mais garantido que ela se sobressairá na durabilidade e na utilização. 

Com maior tempo de aquecimento, é mais difícil queimar alimentos e é ideal para quem esteja começando na cozinha.

3. Tamanho

O tamanho de uma panela para se utilizar no dia a dia varia conforme a quantidade de comida que você prepara. Geralmente, uma com 20 cm atende muito bem o cozimento da maior parte de seus produtos.

4. Frequência de Uso

Outro ponto fundamental é considerar a intensidade de uso do tipo de panela que deseja adquirir. 

Provavelmente, a frigideira e panela de pressão serão panelas que demandarão melhor qualidade, já que serão utilizadas frequentemente.

Aposte em materiais de maiores espessuras em milímetros, pois elas possuem maior resistência ao fogo. 

Já as panelas que você utiliza menos podem ser mais básicas, conforme sua necessidade. Lembre-se sempre das que mais utilizará diariamente no momento de montar seu jogo de panelas

5. Facilidade na Limpeza

As opções de panelas de alumínio antiaderente, por exemplo, embora muito práticas e com baixos preços, possuem certos pontos na lavagem.

Geralmente, é necessário utilizar esponjas macias no lugar de palhas de aço, já que o material arranha facilmente. Assim, se você deseja maior facilidade no dia a dia, vale investir nas panelas de aço inox.

6. Antiaderência

Como vimos, as opções de panelas antiaderentes facilitam a limpeza e impedem que os alimentos grudem nelas. 

Além disso, panelas de cerâmica costumam ser mais custosas e não apresentam essa praticidade. 

Ainda há a opção das panelas de ferro, que oferecem resistência e conservam bem os alimentos, mas nem sempre oferecem a versão antiaderente.

7. Cozimento de alimentos

Para entender como escolher a panela ideal, não deixe de pensar nos alimentos que irá cozinhar com mais frequência. Se você costuma fazer frituras, evite excessos de óleo e invista em opções antiaderentes.

Já se prefere sopas, molhos e caldos, a opção de panela de ferro pode ser muito mais recomendada.

8. Maleabilidade

Os detalhes fazem toda a diferença quando os utensílios são usados frequentemente. Por isso, avalie se os cabos são tubulares e ocos, pois estes não queimariam as mãos ao segurar a panela.

Conjunto Básico de Panelas

conjunto de panelas como escolher

Engana-se quem acredita que na composição de um conjunto de panelas a quantidade possui total importância. 

Na verdade, escolher materiais complementares e que se adequem aos pratos diariamente é o mais importante. Abaixo, confira algumas informações sobre as peças que não podem faltar em um conjunto simples de panelas:

Panela de pressão

como escolher melhor panela de pressão

A panela de pressão é fundamental para os alimentos mais duros, que em outros métodos demorariam muito mais tempo para se cozinhar. 

Já nesta versão, o calor causado pela pressão do vapor sobre o alimento potencializa seu cozimento, agilizando o dia a dia e melhorando o sabor.

Confira Também: Tamanhos de panela de pressão

Frigideira Antiaderente

A frigideira é excelente para fritar refeições mais básicas, além de que possui muita praticidade na limpeza e exige menos óleo nos alimentos.

Na hora de escolher, não se preocupe tanto com o preço, mas sim com o potencial de durabilidade que essa peça possui. 

Como geralmente demanda um uso intensivo, é muito mais fácil que um material de baixa durabilidade se deteriore rapidamente. 

Pensando nisso, busque sempre opções mais práticas, como é o caso das frigideiras com tampa, que evitam a sujeira no fogão.

Assadeira

Não dá para pensar em como escolher a panela ideal sem adquirir uma assadeira para as receitinhas mais especiais no forno. 

Com uma boa peça como essa, você pode assar doces e salgados, além de contar com um material que te acompanhará por muito tempo, se bem escolhido.

Vale explorar diferentes formatos e opções para garantir que os seus pratos poderão ir ao forno na assadeira adequada!

Conclusão

Entender como escolher panelas é fundamental para quem deseja iniciar na cozinha, ou mesmo para os que já possuem certa experiência.

Na prática, a escolha adequada faz toda a diferença no sabor dos pratos, bem como em sua preparação. É verdade! Nem sempre uma comida ruim significa que alguém cozinha mal.

Não deixe de garantir as melhores peças para sua cozinha e acertar em cheio na execução de seus pratos. Isso sem dúvidas irá ampliar seu repertório culinário e dar mais agilidade no seu dia a dia.

Que tal encontrar a panela ideal para você? Na Parada da Panela você encontra diversos modelos e tamanhos de panelas! 

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta