Como escolher a panela ideal para comprar? (Guia prático)

Na hora de ir morar sozinho ou na hora de trocar as panelas velhas, pode bater a dúvida sobre como escolher panelas sem errar ou estourar o orçamento.

Para quem está montando uma cozinha do zero, um jogo de panelas com poucas peças já é o essencial para começar. Afinal, existem muitos modelos de panelas que podem ser usados em assados, frituras e refogados.

Abaixo, reunimos as principais dicas de como escolher panelas de acordo com o material e praticidade.

Como escolher panelas: 4 pontos essenciais para avaliar

Na dúvida de qual a melhor panela para cozinhar no dia a dia ou de quantas panelas precisa ter para montar um conjunto de panelas, nós te ajudamos.

Abaixo, separamos 4 pontos essenciais para te ajudar a escolher as melhores panelas.

pontos para avaliar ao escolher panelas

Material e revestimento

Na hora de escolher os melhores tipos de panelas, pesquise sobre os diferentes materiais e revestimento.

Se você está montando um conjunto de panelas do zero, priorize as panelas com material de qualidade, resistentes, versáteis e que sejam fáceis de limpar.

As panelas de ferro, pedra-sabão e de barro, por exemplo, são excelentes em qualidade, mas são mais pesadas e pouco práticas no dia a dia por conta dos cuidados extras com a limpeza e armazenamento.

Panelas de alumínio, por outro lado, são leves, mais baratas e práticas, assim como as panelas de aço inox também são boas opções pela praticidade.  As panelas que possuem revestimento teflon são antiaderentes, por isso não grudam e dispensam o uso de muito óleo.

Para quem deseja opções de panelas saudáveis, as panelas de vidro, ferro e titânio são boas escolhas também, mas podem ter o preço mais elevado.

Ou seja, existem prós e contras em todos os tipos. Por isso, compare as vantagens e desvantagens de cada tipo de panela antes de decidir quais comprar.

Assim, além de economizar, você acaba investindo nas melhores panelas de acordo com as suas necessidades do dia a dia.

Espessura das panelas

A espessura das panelas, assim como o material e revestimento do qual são feitas, também interferem no preparo dos alimentos.

Na hora de comprar, escolha panelas que tenham, no mínimo, 3mm de espessura e, no caso das panelas inox, que tenham fundo triplo.

Além de serem mais resistentes, as panelas com essas características distribuem melhor o calor.

Na hora de selar ou refogar alimentos, por exemplo, isso faz toda a diferença, pois a panela não perde calor em contato com o ingrediente.

Tamanho

Panelas muito grandes para quem cozinha para poucas pessoas não são tão práticas.

Além disso, podem interferir no preparo dos pratos e serem mais difíceis de limpar.

Outro detalhe é que as panelas de tamanho médio e pequeno podem ajudar na organização de uma cozinha pequena, pois são mais fáceis de guardar em armários e pias.

Finalidade e frequência de uso

As panelas podem ser bonitas e modernas, mas não são boas opções quando não são utilizadas. 

Se você está buscando um conjunto de panelas simples, foque no que será usado com frequência e para a finalidade que deseja.

Por exemplo, se você não costuma fazer pratos assados com muita frequência, não vale a pena investir em uma enorme variedade de assadeiras.

Conjunto básico de panelas

Se você quer montar um conjunto básico de panelas e não sabe quantas panelas deve ter na cozinha, temos várias dicas importantes.

Para começar, o ideal é não priorizar a quantidade de panelas e sim a qualidade e a versatilidade que elas possuem para o preparo de diversos pratos.

Com uma panela simples de cabo, uma assadeira, frigideira e uma panela de pressão, você já tem o suficiente para se virar na cozinha em diversos pratos. Com esse kit, já é possível fritar, cozinhar e assar seus alimentos. Confira!

Panela de Pressão

panela de pressão para jogo de panelas

Em um conjunto básico de panelas não pode faltar uma panela de pressão. Ela é muito prática e versátil, disponível em diversos tamanhos e cores.

O principal benefício da panela de pressão é que ela reduz significativamente o tempo de preparo dos alimentos, ideal para quem quer praticidade e não tem muito tempo para cozinhar no dia a dia.

Ou seja, na dúvida sobre qual a melhor panela para começar a montar o seu kit de cozinha, priorize a panela de pressão.

Com ela, você consegue cozinhar alimentos mais “duros” como feijão, lentilha, batata, alguns cortes de carnes, ensopados e vários outros pratos em muito menos tempo do que levaria em uma panela comum.

De improviso, você também consegue preparar na panela de pressão arroz, macarrão, refogados e outros alimentos mais simples.

Contudo, é muito importante que nesses casos não se use a panela de pressão tampada, pois esses outros alimentos podem ficar empapados ou até queimar.

Frigideira antiaderente

Para começar seu kit de panelas, vale a pena investir em uma frigideira antiaderente de qualidade.

Existem, atualmente, diversos modelos e cores de frigideiras antiaderentes feitas com diferentes materiais como alumínio, ferro e com revestimento teflon.

Para usar esse tipo de panela com maior diversidade de preparo e por muito mais tempo, é importante não olhar apenas para o preço.

Confira sempre as características da frigideira e qualidade do produto para assim conseguir utilizá-la para fazer frituras, selar carnes, refogados, omeletes, tapiocas e vários outros pratos.

O melhor de ter uma frigideira antiaderente no seu conjunto de panelas é que esse é um tipo de panela fácil de usar e limpar, pois o alimento não fica grudado.

Além disso, dependendo do preparo, o uso de óleo pode ser dispensado ou reduzido.

Para quem tem receio de usar as frigideiras para não sujar o fogão de gordura, recomendamos também as frigideiras com tampa, como esta frigideira vermelha antiaderente.

Assadeira

As assadeiras também são utensílios fundamentais em qualquer conjunto de panelas, pois são práticas, versáteis e úteis em receitas doces e salgadas.

Podem ser usadas para o preparo de bolos, pães, biscoitos, tortas, pizzas, além de carnes, batatas e legumes assados.

Para começar, você pode investir em um ou dois modelos de assadeiras mais básicos e aos poucos diversificar seu kit. 

Afinal, existem muitos modelos de formas e assadeiras em diferentes cores, materiais e formatos.

Panelas coloridas para uma cozinha com a sua cara

Agora que você já sabe como escolher panelas considerando a praticidade de cada peça, aproveite também para explorar as possibilidades de panelas coloridas.

Na Parada da Panela, você encontra diversos modelos de panelas coloridas que, além de práticas e fáceis de usar, são um diferencial na decoração.

Existem algumas panelas que são essenciais para começar a montar a sua cozinha e outras dicas com as vantagens e desvantagens de cada modelo de panela.

Mas além de funcionais, elas podem ser bonitas e modernas, dando um charme a mais na cozinha.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code