Limpeza de armário de cozinha: dicas práticas de como fazer!

É normal que os armários acumulem sujeira dos alimentos,  poeira ou que fiquem com cheiro de mofo se não ventilam corretamente. 

Por isso, a limpeza no dia a dia faz toda diferença para que eles não fiquem com mau odor, velhos e manchados, durando por muito mais tempo.

Se você não sabe como limpar armário de cozinha e acha que é muito complicado e trabalhoso, acompanhe esse artigo e veja como é fácil incluir esse cuidado com sua cozinha em seu cronograma de limpeza doméstica!

Conheça a linha completa das panelas de produção própria da Parada da Panela para a sua cozinha!

6 dicas de como limpar armário de cozinha?   

Para manter a cozinha limpa e organizada, não é necessário perder horas e horas em uma faxina pesada. 

Os armários de cozinha, por exemplo, podem permanecer limpos com dicas simples, como tirar o pó, passar pano úmido e organizar os utensílios. Confira:

1. Organize os utensílios

A falta de organização dos utensílios dá um ar ainda maior de bagunça, até mesmo quando os armários estão limpos. 

Por isso, é importante separar um tempo para organizar as panelas, pratos, copos e potes dos armários.

Inclusive, a falta de espaço não é desculpa. Existem várias dicas de como organizar uma cozinha pequena.

2. Retire o pó

dicas de como limpar armário de cozinha

Para retirar o pó, primeiramente abra espaço nos armários retirando os utensílios. Para não fazer bagunça na cozinha, limpe cada seção do armário de uma vez. Assim não ficará tudo espalhado entre o balcão e a mesa.

Para essa limpeza da superfície, use um espanador ou pano levemente umedecido com água.

É muito importante tirar o pó frequentemente, especialmente nas superfícies dos armários que ficam mais expostas, como a parte superior do armário ou em prateleiras.

3. Passe um pano úmido com detergente neutro

Para uma limpeza mais pesada, o ideal é passar um pano úmido com detergente neutro.

Como a cozinha é um ambiente úmido e que está em contato direto com gordura dos alimentos e do vapor que sobe do fogão, é importante essa higienização para que os móveis não fiquem engordurados ou manchados.

Essa rotina de limpeza é importante até mesmo em cozinhas que possuem um depurador de ar, inclusive.

Nesse cuidado, é importante apenas ficar atento ao tipo de material dos armários. Algumas matérias-primas não são resistentes à umidade excessiva.

Por isso, o ideal é que o pano esteja levemente úmido e bem torcido. Além disso, após passar o pano umedecido na parte interior dos armários, recomenda-se deixar as portas abertas para ventilar.

4. Use um pano seco para finalizar

Se você passou o pano úmido no seu armário e não quer deixar as portas abertas para que sequem naturalmente, o ideal é passar um pano seco para remover toda a umidade.

Essa etapa também é importante para remover qualquer outra sujeira ou poeira que tenha ficado para trás.

No dia a dia, para tirar o pó mais superficial, o pano seco já pode ser o suficiente para dar um ar de limpeza.

Especialmente em lares de pessoas com alergias respiratórias, o cuidado com o acúmulo de pó precisa ser redobrado. Então, fica a nossa dica!

5. Deixe as portas abertas para ventilar

Como mencionado na dica anterior, é importante deixar as portas dos armários abertas para ventilação, para evitar que fiquem com mau cheiro ou mofados.

Por isso, separe um dia de faxina para limpar o armário da cozinha e deixar bater bastante vento e luz natural.

6. Água morna e escovinha nas manchas

Até aqui, vimos que no passo a passo de como limpar armário de cozinha não há segredos, né? Mas se ele estiver manchado ou muito engordurado?

Nesses casos, nossa dica é usar uma esponja ou escova com cerdas macias para esfregar onde só o pano úmido não deu conta de limpar.

A mistura de água morna e detergente neutro também pode ajudar a resolver as partes mais engorduradas. 

como limpar armários de cozinha em madeira mdf

Limpeza de diferentes tipos de armários da cozinha

Na hora de pesquisar como limpar armário de cozinha é necessário considerar o tipo de material no qual ele foi fabricado, pois isso interfere também na escolha dos produtos e materiais de limpeza.

No mercado brasileiro de imóveis, é mais comum encontrar armários de cozinha em MDF, madeira, fórmica e aço. Veja:

Armário de cozinha em MDF   

A limpeza de armários em MDF deve ser feita com um pano levemente embebido em água e detergente neutro. O único cuidado é não usar umidade excessiva, por ser um material pouco resistente à água.

Também não é recomendado o uso de esponjas e produtos abrasivos, por conta do risco de danificar o acabamento.

Armário de cozinha de madeira

No armário de madeira, use um pano seco para retirar o pó e nas sujeiras mais resistentes um pano úmido em água morna ou fria.

Para dar brilho, uma opção é usar óleo de peroba ou lustra móveis. Além do brilho, os armários e a cozinha ficam com aquele cheiro de limpeza aconchegante.

Armário de cozinha de fórmica   

Fórmica é um material laminado usado em armários e outras mobílias. Na limpeza desse material, basta usar pano úmido com detergente neutro, álcool ou outro produto de limpeza específico para fórmica.

Esses armários costumam ter boa resistência à umidade, mas é importante destacar o cuidado com produtos e esponjas abrasivas, assim como o uso de ceras e produtos mais “gordurosos”.

Armário de cozinha de aço   

Na limpeza de armários de aço, o mais recomendado é o uso de pano úmido com álcool ou detergente neutro.

Após a limpeza, o ideal é deixar as portas bem abertas ou passar um pano seco para finalizar, pois o aço não deve ficar molhado.

Conclusão

Saber como limpar armário de cozinha é ideal para evitar o acúmulo de poeira, surgimento de manchas ou aquela sensação ruim ao toque de móvel engordurado.

Como vimos, não é necessário gastar muito tempo ou dinheiro com produtos caros: pano úmido e detergente neutro são a dupla perfeita para quase todos os tipos de armários e variação de materiais.

Além da limpeza, a organização faz toda a diferença para uma cozinha gostosa e aconchegante. Por isso, adicione esses passos simples em sua rotina de faxina!

Agora que você sabe como limpar armário de cozinha, que tal completar seu enxoval com os melhores utensílios? Conheça os produtos de produção própria da Parada da Panela!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta