Como limpar panelas coloridas? Saiba como não perder as cores

As panelas coloridas adicionam um charme a mais na cozinha, não é mesmo?. Mas você sabe como limpar panelas coloridas sem deixar a pintura riscada ou com manchas?

Como limpar panela esmaltada por fora? E, por fim, como limpar panela queimada de gordura por fora?

O lado bom de ter panelas coloridas é que elas são práticas e bonitas, mas é necessário tomar alguns cuidados no dia a dia para durarem mais e não perderem a cor,

Nesse artigo, buscamos responder essas dúvidas tão comuns ao limpar panelas coloridas para que elas durem por muito mais tempo. Vamos às dicas?

Buscando os melhores utensílios de cozinha? Conheça os nossos produtos!

Qual a melhor forma de guardar as panelas sem riscar a cor?

As panelas coloridas têm ganhado cada vez mais seu espaço na cozinha dos brasileiros, pois além de serem práticas, também colaboram para a decoração do ambiente.

Por isso, ao invés de guardar as panelas empilhadas e escondidas dentro de armários e gavetas, muitas pessoas preferem deixá-las sobre o fogão, em prateleiras, bancadas e penduradas em ganchos.

Além de ser uma forma criativa de contribuir para a decoração da cozinha, essa é uma forma de guardar as panelas sem riscar a cor.

Ao deixar as panelas lado a lado ou penduradas, você evita que o lado externo esmaltado de uma panela colorida fique em atrito com outras peças, o que pode causar desgaste na pintura a longo prazo.

Se você prefere guardar nos armários, mas não possui tanto espaço assim para deixar as panelas lado a lado, uma dica muito boa é a seguinte: antes de empilhar uma panela na outra, pegue um papel toalha e coloque no fundo da panela.

Assim, você evita que uma panela arranhe a outra, causando riscos na pintura. Outra dica é usar feltros, toalhas de pano ou outros tecidos macios que ajudam a proteger as panelas.

Como limpar panela esmaltada?

Afinal, como limpar panelas coloridas sem tirar o pigmento?

Agora que você já viu algumas dicas de como guardá-las, vamos ao que interessa: como limpar panelas coloridas sem causar danos à pintura. Confira:

Saiba como organizar os utensílios de cozinha e ganhe espaço

Não utilize esponja ou lã de aço

Para evitar danos na parte esmaltada da panela, use sempre o lado amarelo da esponja para lavar louça, pois assim você consegue esfregar a panela para tirar a gordura e sujeira sem prejudicar o pigmento.

O lado verde escuro e a palha de aço, por conta de serem mais abrasivas, podem deixar suas panelas coloridas com riscos.

Cuidado ao apoiar a panela na pia

As pias de cozinha são geralmente feitas de pedra ou alumínio e, dependendo da forma como você apoia a panela na hora de esfregar com a esponja, o outro lado pode ficar riscando na superfície da bancada.

Por isso, outra dica para não arranhar ou tirar o pigmento da panela é usar um paninho macio para apoiar a panela na pia enquanto você esfrega as laterais. É simples, mas funciona muito bem.

Prefira produtos menos abrasivos

Não é necessário o uso de produtos abrasivos e mais pesados para limpar as panelas coloridas. No dia a dia, você pode lavar somente com detergente neutro e a esponja macia.

Se escorrer gordura ou alimentos no lado exterior, limpe quanto antes

Um dos fatores que pode provocar manchas nas panelas coloridas é o contato do fogo alto com comidas que escorrem pelo lado externo da panela.

Por isso, se escorrer um pouco de molho no lado de fora da panela e você estiver ainda no meio do preparo da comida, pegue um papel toalha para retirar a mancha e, depois que terminar de cozinhar, espere esfriar e lave normalmente.

Como tirar manchas de panelas coloridas?

Lavar com bicarbonato de sódio pode ajudar

Se a sua panela colorida estiver com alguma mancha de alimento, do fogo ou gordura que você não conseguiu evitar, você pode deixar as panelas de molho com bicarbonato de sódio e um pouco de vinagre.

Depois de deixar de molho nessa solução, passe a esponja macia para retirar as manchas.

Essa misturinha pode ajudar, mas é importante ressaltar que deixar de molho nessa solução não é 100% garantia de que as panelas vão continuar da mesma cor ou em perfeito estado de conservação como eram antes do surgimento das manchas.

Por isso é tão importante ter cuidado no dia a dia, para evitar que as manchas se formem. Com as dicas acima é possível evitar essas manchas.

No vídeo abaixo, temos algumas dicas extras de como limpar panelas coloridas e como fazer a cura das panelas. Vale a pena conferir:

Como manter panelas sempre coloridas?

Investir em panelas coloridas é escolher praticidade e em conjunto com beleza para sua cozinha.

Contudo, também significa alguns cuidados extras para maior durabilidade. Afinal, você realmente vai querer cuidar bem delas, pois são um charme.

De modo geral, se você seguir as dicas de como guardar e limpar panelas coloridas que apresentamos, suas panelas terão uma grande durabilidade sem prejuízo ao pigmento.

Além disso, vale dizer que é importante ter cuidado com o fogo alto e, sempre estar atento às manchas. Se escorrer gordura ou molhos para fora da panela, limpe antes que se forme uma crosta difícil de tirar.

Além da misturinha de bicarbonato de sódio, você também pode contar com o uso de alvejantes próprios para o uso em panelas.

Conclusão

No fim das contas, saber como limpar panelas coloridas não é nenhum bicho de sete cabeças, não é?

Você só precisa seguir alguns cuidados básicos evitando esponjas e produtos abrasivos e atentar-se às manchas, para ser possível limpar antes que elas se tornem mais difíceis de resolver.

Além de tomar cuidados com a limpeza e a hora de guardá-las nos armários, outro ponto importante é buscar panelas de qualidade.

Boas panelas coloridas são feitas com produtos e acabamentos de qualidade, para que suas panelas durem bastante!

Os conjuntos de panelas coloridas da Parada da Panela são de produção própria e contam com acabamento em pintura eletrostática bastante resistente. Confira as opções em cores candy colors!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code