Aprenda a como montar uma cozinha do zero! [Guia + Dicas]

como montar uma cozinha planejada passo a passo

Prática, moderna, funcional, bonita e aconchegante. Essa com certeza é a descrição da cozinha dos sonhos de qualquer pessoa, não é?

Seja uma cozinha espaçosa ou uma cozinha pequena de apartamento, é possível unir o útil ao agradável quando falamos de soluções práticas e de qualidade para uma cozinha.

Mas você sabe por onde começar e como montar uma cozinha completa?

Se você está reformando sua casa ou de mudança, para começar um novo episódio da sua vida, mas não sabe como montar um enxoval de cozinha completa, com todos os móveis, utensílios e dicas de organização, não deixe de conferir nossas dicas!

Como montar uma cozinha em 5 etapas

Parece complicado, mas montar uma cozinha simples e completa dentro do seu estilo de decoração e preferências é mais fácil do que se imagina. Separamos 5 dicas para facilitar suas escolhas e agilizar no dia a dia:

1. Avalie seu espaço

Se você precisa saber como montar uma cozinha pequena gastando pouco ou como montar uma cozinha pequena de apartamento, em primeiro lugar, avalie o seu espaço.

A partir das medidas que possui, procure móveis que caibam dentro do seu espaço. Se for possível, priorize os móveis planejados. 

Em cozinhas pequenas, a cozinha de canto é uma boa alternativa.

Se o seu espaço é limitado, não se preocupe, existem várias dicas de como organizar uma cozinha pequena que você pode adotar em sua rotina.

2. Pense no uso e tudo que ocupará a cozinha

Para não acabar acumulando móveis e utensílios e ficar sem espaço, primeiro pense na necessidade de uso no dia a dia de cada objeto e se o item pode ou não ser riscado da lista.

Alguns itens são básicos, como panelas, talheres, fogão, geladeira e mesa, mas, se o seu espaço é muito limitado, talvez não faça sentido ter tudo em grande quantidade ou todos os eletrodomésticos que existem. Comece com um kit básico.

3. Defina o estilo de sua cozinha   

Escolher o estilo da cozinha é o ponto de partida para começar a pensar na decoração, nas cores, nos móveis, revestimentos e acessórios. Dentro dessa escolha, não existe certo ou errado.

Você pode optar por montar uma cozinha minimalista ou uma cozinha colorida, com elementos modernos ou retrô.

estilo de decoração para a cozinha

4. Faça um planejamento da disposição

Na disposição da cozinha, você pode ter como alternativa montar uma cozinha modulada ou planejada.

Na modulada, os móveis são vendidos separadamente e produzidos em escala industrial. Embora o preço seja mais barato, dependendo do lugar, eles não são sob medida.

Na cozinha planejada, o profissional desenha uma cozinha personalizada de acordo com o seu espaço e suas necessidades, o que é mais vantajoso especialmente em cozinhas pequenas

Nas duas opções, uma dica de disposição que facilita na hora de cozinhar é a regra do triângulo, que consiste na disposição da pia, fogão e geladeira na ponta desse triângulo imaginário traçado no espaço.

5. Dê preferência aos móveis funcionais   

Os móveis da cozinha podem ser bonitos, modernos e criativos, mas acima de tudo eles devem ser funcionais, práticos e duráveis

Afinal, a cozinha é um dos ambientes mais utilizados da casa, em contato com umidade e gordura. Se os móveis não forem adaptáveis ao ambiente, eles podem estragar ou perder a qualidade rapidamente.

Além disso, os móveis funcionais são também aqueles que desempenham função dupla ou são adaptáveis, como as mesas com tamanho ajustável, balcões com prateleiras e portas, e bancos (estilo canto alemão) que possuem baú. 

Em casas e apartamentos pequenos, eles fazem toda a diferença na hora de aproveitar o espaço.

As prateleiras também podem ser funcionais, usadas como suporte de utensílios e decoração, e os balcões podem ser usados para dividir os espaços, como cozinha e sala de jantar ou cozinha e sala.

Utensílios de cozinha básicos

kit básico de utensílios de cozinha

Além das dicas acima, que ajudam na organização dos móveis, decoração e no planejamento da cozinha, você vai precisar ter uma lista de utensílios de cozinha básicos para preparar as refeições, incluindo panelas, talheres e os eletroportáteis. 

Para o preparo de alimentos   

Para cozinhar os alimentos, você precisará ter em casa um jogo de panelas, preferencialmente com os seguintes modelos:

Para quem não dispensa o preparo do famoso cuscuz nordestino, na Parada da Panela também existem modelos de cuscuzeira para tornar mais prático o preparo.

Para servir as refeições

Existem vários tipos de talheres e pratos para servir as refeições, mas em uma cozinha básica, para o essencial, você não precisa ter uma quantidade enorme de utensílios. Abaixo, listamos os principais:

  • Jogo de pratos (pratos de mesa, de sobremesa, pratos de sopa);
  • Jogo de facas completo (facas, garfos e colheres);
  • Suporte para bolo;
  • Vasilhas e travessas de vidro;
  • Copos;
  • Taças;
  • Conjunto de xícaras;
  • Bandejas;
  • Garrafas de vidro;

Eletroportáteis   

Os eletroportáteis facilitam muito o preparo dos alimentos e reduzem o tempo que você precisa gastar na cozinha. Abaixo, listamos alguns dos eletroportáteis mais usados:

  • Batedeira;
  • Liquidificador;
  • Mixer;
  • Cafeteira elétrica;
  • Processador;
  • Fritadeira Air Fryer;
  • Panela Elétrica;
  • Torradeira;
  • Sanduicheira;
  • Espremedor de frutas elétrico;
  • Pipoqueira elétrica;
  • Gril;
  • Omeleteira;
  • Forno elétrico.

Por fim, decore o ambiente com seu estilo

dicas para decorar o ambiente

A cozinha é um dos cômodos mais importantes da casa e, dependendo da sua rotina, é onde você vai gastar boa parte do seu dia cozinhando e dividindo as refeições com quem mora com você.

Para tornar esses momentos mais especiais, decore a cozinha com o seu estilo e personalidade.

Use cores, plantas, quadros e prateleiras que mostrem sua personalidade e não tenha medo de usar acessórios.

Além da pintura e do revestimento, até mesmo os utensílios podem se tornar itens de decoração, como os pratos decorativos que podem ser colocados na parede e as panelas coloridas, que dão um charme ainda maior ao espaço.

Se você deseja deixar a sua cozinha com ainda mais vida, não deixe de conferir todos os utensílios e panelas de produção própria da Parada da Panela

Para saber mais, leia também sobre os diferentes tipos de panelas e as diferenças de modelos e materiais.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta