Como montar uma mesa de jantar elegante e do jeito certo?

Saber como montar uma mesa de jantar é essencial na hora de receber convidados, seja para um encontro informal ou algum evento que pede mais elegância.

Se preocupar com os detalhes faz toda a diferença para mostrar a preocupação em oferecer um momento especial de encontro entre amigos e familiares.

É possível montar uma mesa bonita de diversas formas, seja para um jantar simples no dia a dia ou algo especial, como a comemoração de aniversário de casamento, formatura ou até mesmo nas festas de fim de ano. 

Separamos a seguir algumas dicas práticas para testar na sua casa! 

Como arrumar mesa de jantar para cada ocasião e estilo

Para impressionar os convidados e acertar na hora de montar a mesa de jantar, é essencial considerar a proposta do encontro, evento ou reunião familiar.

Um evento mais formal como uma confraternização do trabalho, por exemplo, pode exigir regras de etiqueta que um jantar romântico de Dia dos Namorados dispensa.

Para te ajudar, reunimos dicas essenciais sobre qual a maneira correta de arrumar uma mesa de acordo com a ocasião e o estilo do jantar. 

Mesa para jantar informal e simples

Não é necessário esperar uma ocasião especial ou um mega evento para montar uma mesa de jantar bonita. 

Se você quer preparar uma mesa de jantar arrumada e simples no dia a dia, na reunião com os amigos ou família, atente-se aos pequenos detalhes.

Além de escolher uma toalha de mesa bonita, disponha os pratos, talheres e copos de forma organizada.

Organize o jogo de jantar da mesma forma para todos os convidados.

Por ser um jantar ou reunião mais informal, não é necessário investir em acessórios extravagantes ou seguir uma regra na ordem dos talheres. Se quiser, pode até ousar na escolha de toalhas e louças mais coloridas.

Mesa para jantar romântico

Para montar uma mesa de jantar romântica, além de organizar os talheres, pratos e taças na mesa para dois, invista nos detalhes.

Aposte em uma iluminação mais romântica com luz baixa ou a luz de velas, pequenos arranjos de flores e guardanapos com detalhes em flores ou corações.

A dica mais importante é dosar na “decoração”. Tenha equilíbrio na escolha das cores da louça e acessórios para que a mesa fique harmoniosa.

dicas para montar mesa de jantar

Mesa de jantar chique

Ocasiões especiais e mais formais podem exigir uma mesa de jantar mais chique, em que as regras de etiqueta são seguidas fielmente.

Nesses casos, o uso de um jogo americano é obrigatório. Além de deixar a mesa elegante, é o modelo mais formal de arrumar a mesa.

Além de dispor os talheres, pratos, guardanapos e taças corretamente, evite toalhas de mesa, arranjos e guardanapos estampados e muito coloridos.

Regras de etiqueta ao montar a mesa

Eventos elegantes normalmente seguem várias regras de etiqueta ao montar a mesa, tais como a disposição correta dos pratos, talheres, sousplat, taças e outros acessórios do jantar.

Para um jantar mais simples e informal, essas regrinhas podem ser adaptadas, mas caso você esteja buscando algo mais chique, pode seguir as recomendações a seguir:

  1. O primeiro utensílio colocado na mesa é o sousplat, usado para marcar o lugar de cada convidado. Entre um sousplat e outro, deixe um espaço confortável para que os convidados não fiquem apertados;
  2. Em cima do sousplat, coloque o prato raso para a refeição principal e em seguida o prato fundo, centralizado no prato raso;
  3. Coloque os garfos ao lado esquerdo do sousplat e as facas ao lado direito ( o corte deve estar para a esquerda);
  4. Colheres para sopa ficam ao lado direito do prato, ao lado direito das facas;
  5. Os talheres para a sobremesa são posicionados acima do prato. Primeiro, coloque a faca, depois o garfo e a colher. O lado do corte da faca deve sempre estar voltando para a direção do prato;
  6. As taças devem ser posicionadas na diagonal acima do conjunto de pratos, ao lado direito. Na ordem, coloque a taça de água, de vinho e, se precisar, de espumante;
  7. O guardanapo pode ser colocado em cima dos pratos ou ao lado esquerdo;
  8. Arranjos e outros objetos decorativos não devem ter altura superior a 30 cm.

Itens básicos para uma mesa posta de jantar bonita

qual maneira correta de arrumar uma mesa

Uma mesa posta de forma bonita e organizada é um convite a refeição tanto quanto uma comida gostosa e feita com carinho.

Para deixar sua mesa bonita, mesmo que de forma simples, invista nos itens básicos: sousplats, talheres, pratos e enfeites:

Pratos e talheres

Os pratos e talheres são os itens mais importantes na hora de montar uma mesa, por isso vale a pena investir em louças de qualidade.

Para não errar, confira sempre se existem pratos e talheres do mesmo conjunto suficientes para cada convidado. 

Misturar diferentes tipos de pratos e talheres deixa a mesa com um aspecto mais desorganizado, por isso não é aconselhado.

Dentro dessas categorias de utensílios, existem diversos modelos e preços. 

Pode ser interessante adquirir um jogo de pratos e talheres mais simples para o dia a dia e um mais elegante para datas especiais.

Sousplat

Os sousplats são essenciais para montar uma mesa mais formal e elegante, no estilo jogo americano.

Atualmente, existem sousplats de diversos estilos, formatos, cores, estampas e materiais. Para saber qual o melhor estilo, combine esse utensílio com as louças que você já tem em casa.

Artigos de vidro e cristal

Os artigos de vidros e cristais, como as taças, são um ótimo investimento para ocasiões especiais, pois tratam-se de materiais de excelente qualidade.

Para um jantar romântico, por exemplo, vale a pena apostar nesses utensílios para a hora do brinde. 

Acessórios e enfeites

Como toque final, invista em acessórios e enfeites, como os porta guardanapos e arranjos de flores. 

Existem vários conjuntos de anéis, argolas e laços para deixar a disposição dos guardanapos ainda mais charmosa. 

Esses detalhes tornam uma mesa simples de jantar em uma mesa muito mais chique e elegante.

Escolha jogos de jantar bonitos e de qualidade

Existem várias formas de montar uma mesa de jantar bonita, mas para não errar o mais indicado é organizar a mesa de acordo com o estilo do evento e ocasião.

Com apenas alguns cuidados na escolha dos utensílios e acessórios, é possível deixar a mesa do dia a dia chique e elegante para receber seus convidados.

Vale a pena investir em jogos de jantar bonitos e de qualidade, especialmente se você ama receber seus amigos e familiares em casa ou se é o tipo de pessoa que acredita que toda ocasião pode ser especial.

Se você ainda não possui todos os utensílios e acessórios, encontre agora o seu Jogo de jantar na Parada da Panela.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code