Saiba como organizar os utensílios de cozinha e ganhe espaço

Você precisa achar algum pote no armário e, quando abre a porta, vários utensílios despencam para fora, ou ainda, você está preparando algum alimento que espirra e nunca acha a tampa certa da panela a tempo de salvar o fogão. 

Se essas cenas são comuns para você, talvez algumas dicas simples de como organizar utensílios na cozinha possam salvar seu dia a dia.

Abaixo, listamos dicas simples e efetivas que podem te ajudar a ter mais espaço e organização na cozinha. Vamos lá?

Por que é importante organizar os utensílios de cozinha?

Em uma cozinha desorganizada e com acúmulo de utensílios que, muitas vezes, você nem lembrava ter, seu dia a dia pode realmente se tornar um caos. 

E nisso, o momento do preparo das refeições, que poderia ser muito agradável, pode acabar se tornando uma dor de cabeça.

Saber organizar utensílios de cozinha é fundamental para evitar gavetas lotadas e armários com pilhas de louças, assadeiras e potes desmoronando.

No entanto, a organização também é importante para você conseguir ter mais praticidade no dia a dia, tanto na hora de cozinhar como na hora de fazer a limpeza.

Se você armazena os alimentos no mesmo local dos utensílios, a organização é mais que essencial, pois a bagunça pode te atrapalhar na hora de verificar o que está no prazo de validade. Ou seja, desorganização também gera desperdício.

Qual melhor lugar onde guardar os utensílios de cozinha?

Em uma cozinha tradicional, seja pequena ou espaçosa, existem vários lugares que podem ser utilizados para organização dos utensílios, como armários, balcão de pia, gavetas e prateleiras.

Mas além dos móveis tradicionais, é possível explorar outras opções criativas, como reaproveitar potes, cestos e espaços na vertical que não são bem aproveitados. Com suportes na parede e ganchos nas laterais e portas do armário, é possível desafogar as prateleiras para ter todos os utensílios à vista.

Dentro da pia, geralmente sobra bastante espaço para o encaixe de suportes, no qual você pode utilizar para guardar utensílios e também para organizar produtos de limpeza.

Como organizar utensílios de cozinha?

Separamos algumas dicas básicas de como organizar utensílios de cozinha com o que se tem em casa. É possível poupar muito espaço!

Separe tudo por tipo

Onde guardar utensilios de cozinha?

Organizar os utensílios por categoria é uma excelente forma de ter controle sobre onde está cada coisa e evitar a bagunça. 

Por exemplo, você pode separar uma prateleira para todos os copos e taças, em outra parte do armário, colocar apenas pratos, em outra seção apenas o aparelho de jantar para eventos especiais e assim por diante.

Em um gavetão disponível, você pode deixar seu jogo de panelas que mais usa no dia a dia e, dessa forma, criando categorias.

Lembre-se de, nesse momento, deixar o que você mais usa sempre em mãos, nas prateleiras ou armários que você tem fácil acesso.

Utensílios domésticos indispensáveis para casa (Lista Completa)

Deixe as coisas mais usadas sempre à mão

Como já citamos acima, você deve deixar tudo que você mais usa no dia a dia nos armários com fáceis de alcançar, sempre na altura dos olhos ou linha do joelho. 

Nos armários, deixe sempre os itens à mostra, para você poder enxergar onde está cada utensílio. Se você possui um armário pequeno e precisa deixar utensílios em fileiras, deixe os objetos maiores no fundo.

Por exemplo, em uma prateleira que você precisou guardar taças, copos e xícaras de chá, deixe em ordem decrescente, com as taças grandes ao fundo e as xícaras mais à frente.

Instale suportes nos armários e paredes

Existem vários modelos de suportes que podem ser fixados em paredes e armários, alguns deles até sem precisar pregar ou parafusar nada. Esse truque é incrível para guardar objetos pequenos que não possuem um espaço reservado.

Algumas pessoas também costumam usar os suportes nas portas de armários para organizar tampas e assadeiras na vertical, papel toalha, conchas, peneiras e vários outros utensílios.

Essa dica ajuda a liberar bastante espaço para guardar recipientes  e utensílios maiores, como panelas grandes e eletrodomésticos, por exemplo.

como organizar a bancada da cozinha

Invista em bandejas

Para organizar a bancada da cozinha e não ficar com a aparência de bagunla, você pode apostar no uso de bandejas e potes para organizar utensílios como conchas, jogo de facas, temperos e outros itens pequenos que você usa bastante no dia a dia.

As bandejas também podem ser usadas para montar aquele cantinho especial do café ou do chá.

Disponha as divisórias das gavetas na diagonal

Se você tem muitos talheres com tamanhos diferentes, uma dica interessante é colocar as divisórias na diagonal. 

Dessa forma, você aproveita melhor o espaço podendo guardar na mesma gaveta, talheres e conchas grandes quanto os talheres pequenos, como colheres de sobremesa. 

Onde colocar os potes de plásticos e de vidro?

Organizar os potes de plástico e de vidro é um verdadeiro drama se você também é o tipo de pessoa que vai acumulando vários ao longo dos anos. Aqui, a dica é simples.

Se os potes de plástico são do mesmo tamanho, você pode guardá-los empilhados com a tampa por cima. 

No caso de vidro, isso não é possível por se tratar de um material mais frágil. 

Por isso, o ideal é deixar o pote de vidro já com a tampa e, se possível, um ao lado do outro. Se não houver espaço, você pode empilhar, mas tomando cuidado para deixar bem seguro. 

Dicas para organizar os temperos

Dicas para organizar os temperos

Existem vários organizadores de temperos disponíveis no mercado que são um charme. Se você comprar os temperos em saquinho e deixar em estoque, eles podem permanecer no saquinho em um lugar reservado na despensa. 

Mas nos temperos que você usa no dia a dia, o ideal é investir em potinhos de vidro ou transparentes com uma etiqueta. Assim, você não se confunde enquanto estiver preparando suas refeições.

Após colocar os temperos em potinhos, você pode organizá-los sobre uma bandeja ou uma caixa organizadora. Se for deixar os potinhos em uma caixa, uma dica é deixar a etiqueta na tampa. 

Assim você não precisa ficar tirando todos os potes de tempero da caixa para encontrar o que precisa.   

Conclusão

Gostou das dicas de como organizar utensílios de cozinha? Com algumas mudanças, é possível deixar a cozinha, o coração da casa, sempre arrumada e fácil de trabalhar.

Além de apostar na organização, uma dica é estar sempre de olho no que pode ser doado ou descartado, para liberar espaço. Por isso, antes de colocar as dicas em prática, verifique utensílios quebrados ou que não servem mais e desapegue.

Buscando os melhores utensílios de cozinha? Conheça os nossos produtos!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code