Cozinha Colorida: Como Montar e Decorar a Sua na Prática!

decoração para uma cozinha colorida planejada

A cozinha é um dos principais ambientes da casa e para muitos é o coração do lar. No cômodo, é onde nos reunimos para todas as refeições e geralmente onde recebemos visitas para jantares e almoços mais simples.

Se você ama cozinhar e receber pessoas em casa, então nada melhor do que caprichar na decoração do ambiente, não é? Para deixar a cozinha ainda mais alegre, a opção de ter uma cozinha colorida é sem dúvidas a melhor.

Você pode colocar cores apenas nos detalhes ou usar cores vibrantes por toda parte, afinal, não existe certo ou errado. Nesse artigo, reunimos algumas dicas para você arrasar na decoração da sua cozinha colorida.

Cozinha colorida planejada: por onde começar?

Por muito tempo as cozinhas brancas ou em tons clarinhos permaneceram como tendência,  mas hoje as pessoas estão mais ousadas na hora de escolher a decoração. 

Por isso, surge o desejo de trazer um pouco de personalidade em cada cantinho da casa, inclusive na cozinha com o uso de cores vibrantes e alegres.

Se é o seu sonho ter uma cozinha colorida, mas você não sabe como começar, confira nossas dicas abaixo!

Escolha uma cor e tons vibrantes

Como montar uma cozinha colorida planejada

Amarelo, azul, vermelho, rosa, laranja, verde, roxo e tantas outras cores. Existem diversas possibilidades de decoração de uma cozinha colorida. Uma opção é combinar vários tipos de cores, combinar duas cores ou usar uma cor só em diferentes tons.

Não existem regras sobre o uso de cores na decoração, incluindo na cozinha, o que permite que você como morador ou decorador tenha ainda mais liberdade para ser criativo.

Por isso, considere a mensagem que você quer transmitir pelas cores da decoração.

Cores vibrantes são mais atrativas, alegres e deixam os ambientes vivos. Cores neutras proporcionam conforto, sensação de amplitude e organização.

Para fugir do branco, muitos decoradores usam até mesmo a decoração toda em preto, uma tendência bastante contemporânea na decoração das cozinhas.

Nesses casos, é importante apenas garantir uma boa iluminação artificial e natural, para que o ambiente não fique desconfortável e escuro.

como combinar cores na decoração da cozinha

Cuidado ao combinar cores, veja algumas sugestões

Na hora de escolher as cores da sua cozinha, é importante que você escolha entre as suas cores preferidas. Afinal, é o seu cantinho e precisa ter a sua personalidade, gostos e preferências.

Por isso, se você for fazer uma reforma, seja no estilo faça você mesmo ou com a ajuda do profissional, traga as cores que você gostaria e os tons mais interessantes.

Muitas vezes, na hora de decorar a casa, as pessoas buscam por tendências, mas o mais importante não é seguir uma regra da moda do momento e sim o que vai ficar mais bonito e confortável dentro do seu estilo.

Na dúvida sobre quais cores usar nas paredes ou chão, uma ideia é apostar nas cores neutras e pastéis, ousando mais na escolha das cores dos móveis e acessórios, que podem ser trocados com mais facilidade.

Para se inspirar, existem hoje muitos modelos de cozinha nas combinações:

  • Cinza e preto, ou All Black;
  • Amarelo e branco;
  • Amarelo e azul;
  • Laranja;
  • Azul e vermelho;
  • Tons amadeirados;
  • Candy colors (nude, lilás, rosa pastel, azul bebê, menta e amarelo pastel).
dicas para cozinha divertida e cheia de cor

Defina o estilo da cozinha

Um dos caminhos mais fáceis para começar a decidir as cores em sua cozinha colorida planejada é definir o estilo da cozinha. 

Dentre os estilos mais utilizados você pode escolher por ter uma cozinha colorida moderna, retrô, colonial, clássica, americana, rústica ou até mesmo temática.

Partindo da inspiração dentro de um estilo, veja quais são as cores mais utilizadas e as combinações possíveis tanto para revestimento, como nos móveis e acessórios.

Considere o tamanho da sua cozinha   

As cores mais claras ajudam a proporcionar uma maior sensação de amplitude, por isso podem ser mais confortáveis em cozinhas pequenas.

Por isso, é interessante considerar o uso de cores mais neutras, pastéis ou deixar o uso de cores vibrantes nos detalhes, como em uma parede apenas, em alguns armários, etc.

Em cozinhas muito espaçosas, o uso de cores vibrantes e mais intensas pode deixar o ambiente mais confortável e aconchegante.

6 dicas de decoração para uma cozinha colorida

Independente do tamanho da cozinha, orçamento e decoração da casa, é possível trazer mais cor para a cozinha para deixar o ambiente que é o coração da casa ainda mais alegre, moderno e confortável com poucas mudanças.

Seja no revestimento, acessórios e utensílios como panelas. Abaixo, separamos 6 dicas essenciais para você ter a cozinha colorida dos seus sonhos.

1. Louças e Panelas coloridas

panelas e louças em cozinhas coloridas

Para ter uma cozinha ainda mais colorida ou para utilizar cores nos detalhes, uma dica é explorar as louças e jogos de panelas coloridas.

Atualmente, existem diversas opções de utensílios domésticos coloridos, de excelente qualidade, seja para um ar retrô ou moderno, como as panelas no estilo retrô da Parada da Panela ou modelos tradicionais, como panela de pressão colorida.

2. Revestimentos para parede   

A cozinha é um ambiente molhado da casa e que exige maior cuidado com a limpeza, por conta da gordura e umidade do fogão e da pia. Por isso, sempre que for possível, prefira o uso de revestimentos no lugar da pintura.

Para uma cozinha colorida, existem infinitas opções de revestimentos coloridos, em ladrilhos, cerâmicas, pastilhas e azulejos.

Em paredes distantes do fogão, outra alternativa para colorir o cômodo é com o uso de papel de parede.

3. Móveis planejados coloridos   

Outra dica é explorar as cores nos móveis planejados, como armários, pias e balcões. Eles ajudam a deixar a cozinha mais moderna e evitam que o ambiente fique escuro, dependendo da escolha do tom.

Para não ficar conflitante com o restante da decoração, busque por móveis em cores que harmonizam com as cores do revestimento do piso e parede.

4. Acessórios decorativos

cadeira e acessórios para decoração

Se você não pode ou não deseja investir na troca dos móveis e revestimentos, uma alternativa perfeita é apostar em acessórios decorativos coloridos, que são mais fáceis de trocar e com custo mais em conta.

Alguns exemplos são:

  • Cadeiras e banquetas coloridas;
  • Quadros;
  • Pratos na parede para decoração;
  • Toalhas de mesa;
  • Panos de prato;
  • Cortinas coloridas;
  • Potes herméticos;
  • Prateleiras coloridas;
  • Conchas;
  • Taças e copos.

5. Cuidado com os excessos   

Uma cozinha colorida não significa exagero de informação. Por isso, na hora de escolher a paleta de cores para decoração, use o bom senso e evite os excessos.

Afinal, você não vai querer se cansar da decoração da sua cozinha em pouco tempo, nem mesmo ficar desconfortável no ambiente pela quantidade de usos de cores, estampas e acessórios.

Em paredes com muitas prateleiras e armários, por exemplo, que ficam com os utensílios e produtos à mostra, você já tem naturalmente várias informações e cores presentes.

Conclusão

Como vimos, é possível ter uma cozinha colorida em diversos estilos e cores, para deixar o branco e cores sem graça no passado.

Para quem tem medo de ousar e acabar exagerando na decoração, o ideal é começar com mudanças nos detalhes, como acessórios e móveis. 

Gostou das nossas dicas?

Então confira os utensílios domésticos coloridos da Parada da Panela para que a sua cozinha colorida fique ainda mais estilosa e charmosa.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta