Saiba a importância e como curar a panela de pedra sabão!

Você sabe como curar panela de pedra sabão? Aliás, já ouviu falar nesse processo de cura?

Muitas pessoas desconhecem, mas ao comprar uma panela nova, existem alguns cuidados básicos para deixar a panela mais saudável ou prolongar sua durabilidade. 

A cura é um desses segredinhos básicos de cozinha que, no caso da panela de pedra sabão, consiste no uso de óleo, água e fogo baixo.

Ficou curioso para saber o passo a passo? Nós explicamos. Se você comprou uma panela nova do tipo pedra sabão, não deixe de entender nesse conteúdo como curar sua panela corretamente.

O que é o processo de cura de panelas?   

O processo de cura de panelas trata-se de uma técnica para fazer com que a panela dure muito mais tempo, prolongando a qualidade e durabilidade da peça.

Essa curagem é feita através da aplicação de uma camada fina de óleo ou gordura sobre a superfície da panela, servindo para selar o revestimento das panelas. 

Após essa camada de óleo, as panelas são levadas a fogo baixo por um tempo que varia de acordo com o material de fabricação da panela.

É possível fazer a cura de diferentes tipos de panelas, como a panela de ferro, de barro, antiaderente, de alumínio e a panela de pedra sabão.

Na panela de pedra sabão, o processo de cura é mais que fundamental. Sem essa etapa antes do primeiro uso, a panela pode até mesmo quebrar.

Em panelas e frigideiras com revestimento antiaderente, por exemplo, o processo de cura ajuda a prolongar o efeito antiaderente. Ou seja, sua panela vai durar por muito mais tempo sem perder a funcionalidade e benefícios.

Porque fazer a cura antes do primeiro uso?

entenda a importância de curar a panela de peda sabão

A cura da panela sempre é feita antes do primeiro uso, porque nesse processo, em que a panela ainda está “crua”, não existe nenhum resíduo de alimento nos poros da panela. 

No caso da panela de pedra sabão, é justamente isso que acontece. Esse é um material muito poroso, então o processo de cura vem como a solução para fechar os poros e para que nenhum vestígio de comida fique presente.

Também é uma forma de evitar rachaduras nesse tipo de material, além de tornar a panela ainda mais antiaderente.

Em panelas de outros materiais, como as panelas de alumínio e revestimento teflon, a cura pode ser refeita a cada 3 meses. 

Isso porque, após muito tempo de uso, resíduos de alimentos (como gordura saturada) podem ficar impregnados no material e a higiene do dia a dia, com água e sabão, não é suficiente para remover.

No caso da panela de pedra sabão, o processo de cura acontece uma vez só. E é no primeiro uso.

Como curar panela de pedra sabão?

Para fazer a cura da panela de pedra sabão, você vai precisar de uma quantidade de óleo vegetal, azeite ou banha animal (sem sal). Normalmente, o mais usado é o óleo vegetal pela facilidade de encontrar, todo mundo geralmente tem em casa.

Você também precisará de água e papel toalha, para espalhar o óleo na panela.

Existem diferentes formas de se fazer a cura. No passado, essa técnica era feita com a exposição da panela besuntada de óleo no sol, um processo que durava muitos dias.

Hoje, a cura pode ser feita na boca do fogão, no fogão a lenha e no forno.

Aliás, a panela sem o processo de cura geralmente é de um cinza bem claro e após o processo de cura ela escurece. 

Com a aplicação do óleo, ela muda imediatamente de cor. Veja um passo a passo abaixo, mas se a sua panela vier com um manual de instrução, recomendamos que siga as instruções do fabricante.

  1. Com a ajuda do papel toalha, espalhe e besunte de óleo a panela toda, por dentro e por fora, e na tampa também;
  2. Evite exagerar no óleo, não deixe o óleo acumulado no interior da panela ou pingando. Passe o suficiente para que toda a superfície esteja umedecida;
  3. Deixe a panela descansar por 30 minutos;
  4. Depois, encha a panela de pedra sabão com água morna e leve ao forno já pré-aquecido a 180ºC;
  5. Deixe a panela no forno por cerca de 20 a 30 minutos, até ferver, depois desligue o forno;
  6. Deixe esfriar normalmente;
  7. Quando a panela estiver fria, retire a água e lave a panela com água e detergente. Você pode utilizar uma esponja comum de lavar louças, não é necessário usar esponja de aço;
  8. Repita esse processo de cura nas próximas 3 primeiras vezes de uso.

Se você for fazer o processo de cura na boca do fogão, tenha sempre o cuidado de deixar em fogo baixo e evite o choque térmico. Deixe a panela esfriando naturalmente, sem acrescentar água gelada.

Confira também: Panelas para cozinhar: melhores para sua rotina e por preparo

Como lavar sua panela de pedra sabão?

limpeza da panela de pedra sabão: como fazer

Antes de lavar, espere sempre a panela esfriar, para evitar o choque térmico. Em sequência, lave-a com o uso de esponja (a parte amarela), sabão neutro e água corrente. 

Não é necessário usar esponja de aço, pois ela possui uma textura antiaderente, que não permite que os alimentos grudem.

Como dica extra, recomendamos também o uso de colheres de pau, silicone ou plástico resistente na hora de preparar os alimentos. 

Conclusão

A panela de pedra sabão é uma panela feita de estealito, uma rocha muito comum em Minas Gerais

Por ser feita de uma pedra que libera quantidades de minerais como cálcio, ferro, magnésio e manganês, é considerada uma panela saudável.

É, também, uma panela pesada, que retém o calor por muito mais tempo do que outros materiais. Por isso, o preço costuma ser mais elevado.

Sem o processo de cura,  ela acaba liberando também resíduos como o níquel, que é nocivo para a saúde. Por isso, essa técnica é tão fundamental.

Como vimos ao longo desse conteúdo, não basta apenas lavar a panela nova após comprar na loja. 

O passo a passo de como curar panela de pedra sabão é um pouco diferente do processo de cura de outros materiais, mas também não tem nenhum segredo. Seguindo todas as dicas você vai conseguir fazer a cura da sua panela com facilidade.

Conheça a linha completa das panelas de produção própria da Parada da Panela para a sua cozinha!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code