Louças coloridas: saiba como usar na decoração da cozinha!

Já pensou em ter uma cozinha colorida e super moderna? Para inovar e fugir do básico, as louças coloridas para cozinha são ótimas sugestões. 

Assim você consegue fugir das cores neutras mesmo que seja no detalhe, como em um jogo de louças coloridas em porcelana ou cerâmica.

Se você acredita que a cozinha é o coração do lar, com certeza você também deve achar que a decoração do ambiente faz toda a diferença para deixar o espaço ainda mais alegre e aconchegante.

Por isso, confira nossas dicas para saber como usar louças coloridas e onde encontrar os melhores utensílios para sua cozinha!

Como usar louças coloridas na decoração?

como usar louças coloridas

As opções de louças coloridas são bastante versáteis. É possível optar por louças coloridas de porcelana, mais clássicas e românticas, assim como existem as louças de cerâmica, que são bastante resistentes, com bom custo-benefício e mais modernas. 

Veja algumas dicas de como decidir de acordo com o estilo de decoração da sua cozinha:

Misture o estilo com outras peças de servir

Uma forma interessante de usar as louças coloridas para montar a mesa de jantar é misturando as louças com estampas com os pratos coloridos e lisos.

Em um jantar em que as etiquetas de mesa são seguidas com mais rigor, muitas pessoas evitam o uso de cores e desenhos, pois existe esse senso comum que a louça branca é mais elegante e discreta.

No entanto, se for combinado com bom gosto, usando tom sobre tom, por exemplo, a proposta fica elegante e moderna. 

Uma sugestão é usar sousplats coloridos e pratos de mesa mais neutros, com apenas alguns detalhes florais na textura, como o prato de sobremesa Agra Cerâmica e os pratos coloridos de cerâmica da Parada da Panela.

Tenha louças em diferentes cores

As louças brancas são clássicas e atemporais, mas um pouco mais de cor sempre vale a pena. 

Que tal experimentar servir uma mesa mais colorida, com opções de pratos candy colors ou em tons de azul, preto, vermelho, rosa?

Além de decorar a mesa, se expostos em armários de vidro e prateleiras, eles funcionam como um item extra na decoração da cozinha.

Apresentação elegante das louças

Algumas pessoas acreditam que louças diferentes para cozinha, as que são coloridas, não podem ser também sinônimo de elegância. Isso, na verdade, é um mito. 

Basta saber fazer uma boa combinação de todos os elementos, evitando exageros, que você terá uma mesa tão chique quanto uma mesa composta apenas por louças brancas.

As regras de etiqueta são as mesmas para pratos coloridos também. Veja a ordem a seguir:

  1. Posicione o sousplat para marcar o lugar de cada convidado;
  2. Sobre o sousplat, coloque o prato raso para a refeição principal e, em cima, o prato fundo;
  3. Coloque os garfos ao lado esquerdo do sousplat e as facas ao lado direito (o corte deve ficar para a esquerda);
  4. Colheres para sopa ao lado direito do prato, ao lado direito das facas;
  5. Os talheres para a sobremesa são posicionados acima do prato na ordem: faca, garfo e colher;
  6. As taças devem ser posicionadas na diagonal acima do conjunto de pratos, ao lado direito. Na ordem, coloque a taça de água, de vinho e, se precisar, de espumante;
  7. O guardanapo pode ser colocado em cima dos pratos ou ao lado esquerdo.
louças coloridas para decoração

Planeje a decoração do ambiente

Na hora de montar sua cozinha, faça um planejamento da disposição dos móveis, das cores predominantes e dos acessórios de decoração. As louças coloridas são um diferencial na cozinha, mas cuidado para não exagerar nas informações.

Para isso, que tal definir uma paleta de cores?

Outra alternativa é alternar o uso de louças coloridas em contraste com móveis mais neutros, para equilibrar.

Louças de porcelana ou de cerâmica, qual escolher?

louças diferentes para cozinha

Tudo depende do quanto você pode gastar e das características que você prioriza na hora de escolher suas louças.

Para decidir qual estilo possui o melhor custo-benefício, antes precisamos analisar as diferenças entre esses dois tipos de materiais: a porcelana e a cerâmica.

A cerâmica tem como matéria prima a argila endurecida pelo calor. Trata-se de um dos materiais mais antigos feitos pela humanidade. 

Além da argila, a produção da cerâmica se utiliza de elementos como o feldspato e sílica, além de outros aditivos que podem ser acrescentados tanto para acelerar a secagem quanto para dar mais rigidez ao resultado final.

Por essa razão, as louças de cerâmica costumam ser mais pesadas e com mais porosidade do que as louças de porcelana.

Agora falando da porcelana, seu processo é um pouco mais elaborado. Ela difere da cerâmica por conta de seu aspecto vítreo e sem porosidade, além de isenção de sonoridade. 

Isso acontece por conta da sua composição, que contém caulim, quartzo e feldspato.

Ao contrário da cerâmica, a porcelana é feita com argila branca de altíssima qualidade e queimada a 1.260° C, o que faz com que ela seja muito resistente e segura.

Por conta dessa complexidade na sua produção em relação à cerâmica, a porcelana acaba sendo um pouco mais cara. 

A cerâmica, pelo valor mais acessível de mercado e resistência, apresenta um ótimo custo-benefício.

Como organizar as louças na cozinha?

organizando as louças na cozinha

As louças podem ser organizadas de diversas formas na cozinha. Para evitar que quebrem, o ideal é que sejam armazenadas em locais estáveis, como armários com porta. 

Para aproveitar o espaço, as louças podem ser dispostas em pilhas, uma sobre a outra. Se couber no seu espaço, também é possível usar suportes organizadores que permitem a organização dos pratos de cerâmica ou porcelana na vertical.

Na divisão, separe as louças por tipos, empilhando pratos fundos separados dos pratos rasos, pratos de sopas em seções diferentes dos de sobremesa e assim por diante.

Afinal, onde comprar louças de qualidade?

Na hora de comprar os utensílios essenciais para a sua cozinha, é essencial não olhar apenas para o mais barato. Procure pelas opções que unem qualidade e bom preço.

A Parada da Panela possui excelentes opções de louças e aparelhos de jantar coloridos para você colorir ainda mais a sua cozinha.

Conheça as louças e panelas coloridas de produção própria da Parada da Panela para deixar sua cozinha completa e com o seu estilo.

Quer mais algumas dicas? Você também pode preferir nosso conteúdo de como montar uma cozinha colorida.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code