Panela de pressão: como escolher a melhor e ideal para você

Você sabe como escolher uma boa panela de pressão ou qual a melhor panela de pressão de acordo com as suas necessidades?

Parece uma escolha simples, mas para comprar a opção ideal, é importante conhecer os diferentes tipos de panela de pressão, características e materiais dos quais são feitas para se sentir mais seguro no uso.

Afinal de contas, é muito comum o medo de usar panela de pressão, especialmente entre os mais iniciantes na cozinha.

Pensando nisso, e em como elas agilizam muito o dia a dia no preparo dos alimentos, selecionamos abaixo dicas para ajudar você na hora da compra de uma boa panela de pressão.

Melhor panela de pressão: como escolher a ideal para você

como escolher uma panela de pressão

Ter uma panela de pressão em seu conjunto de panelas significa economia de gás, energia elétrica e, o melhor de tudo, economia do seu tempo. Isso porque a panela de pressão torna o cozimento dos alimentos até três vezes mais rápido do que em panelas comuns.

Como escolher o modelo ideal de panela para sua cozinha? É simples. Abaixo apresentamos as melhores opções de acordo com material, segurança, capacidade (litro) e fechamento. Veja:

Material

O material da panela de pressão, assim como a espessura, confere ao produto segurança e durabilidade. Como a pressão interna na panela é alta, se for feita com um material de pouca qualidade, há o risco da panela não durar muito.

Os materiais mais usados na fabricação das panelas de pressão são aço inox e alumínio. Muitos modelos também levam uma camada de proteção antiaderente em teflon, como este modelo de panela de pressão de 5 litros, de fabricação própria da Parada da Panela.

Segurança

Você não precisa ter medo de usar uma panela de pressão, mas é fundamental que acima do preço, do modelo e até mesmo da estética da panela, você considere a segurança do produto.

Atualmente, existem diversos modelos de panelas com dispositivos de segurança que antigamente não existiam.

A principal medida de segurança é a válvula liberadora, que reduz a pressão interna excessiva. Quando a panela começa a chiar bastante, normalmente é por conta disso.

Outras formas de garantir a segurança é comprando uma panela que só pega na pressão se estiver completamente encaixada, assim como a abertura da tampa, que só pode ser feita quando não houver mais pressão.

Capacidade

Outro ponto importante para avaliar na hora da escolha da melhor panela de pressão é a capacidade em litros.

Para o dia a dia ou para pessoas que moram sozinhas, uma panela de pressão pequena é suficiente. Em uma família grande ou para cozinhar para muitas pessoas, o ideal é escolher uma panela com grande capacidade. 

As opções disponíveis são:

  • 3 a 4 litros: solteiros ou casais;
  • 5 a 6 litros: uso familiar, para quatro a seis pessoas;
  • 7 a 8 litros: famílias numerosas ou eventos com muitos convidados.

Fechamento

Existem dois tipos principais de fechamento de panela de pressão: externo e interno.

O fechamento interno é o mais comum entre as panelas de pressão e geralmente as pessoas possuem mais receio no uso.

Nas panelas mais modernas, o fechamento externo é mais frequente, pois permite que a panela seja manuseada com mais facilidade para abrir e fechar.

Além da praticidade, o fechamento externo acelera o tempo de cozimento.

Principais tipos de panela de pressão

modelos de panela de pressão, qual é melhor: elétrica ou comum

Qual a melhor panela de pressão: elétrica ou normal? Com visor ou sem? Tradicional ou mais moderna? 

Existem realmente muitas dúvidas sobre os tipos de panela de pressão, mas cada modelo pode apresentar vantagens e desvantagens. Veja:

Panela de pressão elétrica

A panela de pressão elétrica é vantajosa em relação à normal (a gás) por não permitir que a comida queime e não ser necessário ficar cuidando de tempo em tempo, já que ela desliga sozinha após o tempo definido.

Os modelos de panela de pressão elétrica também possuem o modo “aquecer”, o que permite deixar a comida na mesa sempre quentinha para o momento de servir.

Para quem morre de medo de panela de pressão, essa pode ser a alternativa mais confortável.

Panela de pressão com visor

A panela de pressão com visor tem como vantagem a possibilidade de visualizar os alimentos durante o cozimento e verificar o nível da água através do visor de vidro temperado na tampa.

É uma forma mais prática de uso da panela, evitando que os alimentos queimem ou passem do ponto.

A única desvantagem em relação a panela de pressão comum é que o preço costuma ser mais elevado.

Panela de pressão em aço inoxidável

As panelas de pressão em aço inoxidável estão entre as melhores opções por conta desse ser um material com boa qualidade e durabilidade.

O aço inox ajuda a distribuir o calor de maneira uniforme e rápida, mantendo a temperatura por mais tempo.  Assim, mesmo em fogo baixo, você consegue ter um bom uso da panela na cozinha.

Como atenção, a dica é que a panela seja fervida com água algumas vezes antes do primeiro uso, quando ela está nova.

Esse cuidado é importante para evitar qualquer presença de níquel nos alimentos.

Panela de pressão com descompressão vertical

A panela de pressão com descompressão vertical é uma opção bastante prática, pois oferece uma haste que ajuda a liberar a pressão.

Assim, fica mais fácil e rápido aliviar a pressão durante o cozimento dos alimentos.

Confira as panelas de pressão coloridas da Parada da Panela e proporcione ainda mais charme a sua cozinha!

Panelas de pressão coloridas para maior charme

Após nos aprofundarmos sobre os diferentes tipos de panela de pressão, podemos concluir que é difícil responder qual a melhor. A panela de pressão mais segura, no entanto, é fácil.

Com os dispositivos de segurança que elas possuem hoje em dia e com o uso correto, toda panela de pressão se torna segura. O bom uso aliado a qualidade do produto proporcionam essa confiança.

Agora que você já sabe as principais características que tornam uma panela de pressão ideal, que tal conhecer as opções que unem qualidade, praticidade e beleza?

As panelas de pressão coloridas proporcionam ainda mais charme a sua cozinha e vão deixar seu kit de panelas ainda mais completo e decorativo.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code