Melhores panelas antiaderentes: modelos e ofertas [Guia 2021]

Você sabe como escolher as melhores panelas antiaderentes? Se você não é um grande fã de lavar a louça, as panelas antiaderentes são sua salvação, não é mesmo? 

Além de ajudar na redução do uso de óleo, esse tipo de panela evita que o alimento grude e dê trabalho na hora de limpar.

Confira abaixo nossas dicas de como encontrar as melhores panelas antiaderentes para sua cozinha!

O que é uma panela antiaderente?

Panela antiaderente é o tipo de panela que possui uma superfície com capacidade de reduzir ou repelir a aderência dos alimentos. Em outras palavras, são as panelas no qual o alimento doura sem grudar. 

É o caso das panelas antiaderentes com revestimento teflon.

Essa característica faz com que as panelas antiaderentes sejam as melhores opções para quem quer reduzir o uso excessivo de óleos e gorduras no preparo dos alimentos.

Para que serve a proteção antiaderente das panelas?

A proteção antiaderente dessas panelas serve, especialmente, para tornar mais fácil o preparo de alimentos de cozimento rápido e para facilitar a limpeza, pois por ser uma superfície em que os alimentos não grudam, se torna muito mais fácil na hora de lavar.

Não é necessário deixar a panela de molho ou aplicar muita força na hora de lavá-las.

As melhores panelas antiaderentes no dia a dia, para o preparo de alimentos rápidos, são as panelas com revestimento teflon.

Elas são ótimas para preparar peixes, frangos grelhados, omeletes e panquecas.

Outra função da proteção antiaderente, além de tornar mais fácil a limpeza, é a possibilidade de reduzir o uso de óleos.

Muitos preparos não precisam levar o uso de gorduras por conta da antiaderência, que permite grelhar os alimentos sem que eles grudem.

Quais os benefícios de uma panela antiaderente

Qual a melhor panela antiaderente ou cerâmica?

Como vimos, o principal benefício de uma panela antiaderente é que elas reduzem o risco dos alimentos grudarem na superfície. Consequentemente, a limpeza se torna muito mais fácil e prática.

Além disso, se você gosta de cozinhar comidas que levam pouco ou nenhum tipo de óleo, as melhores panelas antiaderentes devem estar presentes nos seus utensílios de cozinha.

Isso porque outro benefício desse tipo de panela é que a antiaderência te permite reduzir o uso de óleo no preparo de alimentos, o que pode te ajudar a manter uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Também podemos destacar que um dos benefícios da panela antiaderente de teflon, por exemplo, é o custo-benefício.

É possível encontrar conjuntos de panelas antiaderentes com um ótimo preço e durabilidade, além do fato de serem fáceis de limpar, leves e práticas no dia a dia.

Contudo, é importante ter um alerta: até as melhores panelas antiaderentes de teflon precisam de cuidados especiais durante o uso. 

No dia a dia, sempre prefira usar colheres e espátulas de silicone ou de madeira para o preparo dos alimentos, para não acabar prejudicando a superfície antiaderente e perdendo os benefícios.

Qual a melhor panela: antiaderente ou cerâmica? Conheça as melhores panelas antiaderente

As panelas antiaderente de teflon e as panelas cerâmicas  possuem características diferentes, por isso a melhor opção depende do objetivo de uso e das necessidades de cada pessoa.

Por exemplo, as panelas de cerâmica possuem ótimo desempenho, são panelas saudáveis, com boa durabilidade e resistência a arranhões. No entanto, não são resistentes a quedas e são mais pesadas que as panelas antiaderentes.

Outro ponto é que as panelas de cerâmica possuem um preço mais elevado.

As panelas antiaderentes são boas opções por conta dos benefícios que listamos. A facilidade de limpar, o uso de menos gordura e a praticidade fazem valer a pena ainda mais quando encontramos opções com boa durabilidade e preço justo.

O único cuidado com as panelas antiaderentes é fazer o uso de utensílios de silicone ou madeira, para não ter risco de afetar a superfície antiaderente com o passar do tempo.

Se você está procurando boas opções para comprar, confira no vídeo abaixo as vantagens da linha de melhores panelas antiaderentes de produção própria da Parada da Panela:

Principais características das panelas antiaderentes

Na hora de escolher as melhores panelas antiaderentes, existem alguns pontos para ficar de olho para não errar na compra. Confira:

Espessura da panela

A espessura da panela antiaderente é um fator importante, pois geralmente quanto maior a espessura, maior a durabilidade e resistência

Além disso, a espessura também interfere na uniformidade térmica e na boa distribuição do calor, fatores fundamentais para um bom preparo dos alimentos.

Tampas e alças

Além do material da panela, é fundamental observar a qualidade e acabamento das tampas e alças da panela.

Por exemplo, as tampas de vidro são boas opções pois permitem a visualização do alimento sem precisar abrir a panela. 

As tampas que possuem pequenos furos são boas para que o vapor saia durante a cocção, ideal para preparos em que a ideia é reduzir o caldo.

Já as alças são essenciais para manusear as panelas. É importante escolher modelos de panelas em que as alças não aqueçam ou que sejam distantes o suficiente da chama para você não se queimar.

Além disso, sempre verifique se elas estão firmes, para prevenir acidentes.

Panelas para ir ao forno, microondas ou lava-louças   

Outra dica importante na hora de escolher panelas é observar o modo de uso, observando nas instruções do fabricante se o produto pode ir ao forno, micro-ondas ou lava-louças.

>> Leia também: Qual a melhor frigideira antiaderente? Saiba como escolher

Como escolher as melhores panelas antiaderentes?

Para escolher as melhores panelas antiaderentes, é necessário comparar as opções disponíveis no mercado e comparar qualidade, preço, resistência e durabilidade.

Abaixo, listamos algumas dicas e benefícios que você encontra nos produtos da Parada da Panela, especialmente na linha de panelas antiaderentes.

  • Boa distribuição de calor para obter alimentos quentes por mais tempo; 
  • Resistência e durabilidade;
  • Custo-benefício: escolha das panelas antiaderentes com o melhor preço e qualidade;
  • Material resistente com teflon de alta durabilidade;
  • Adaptação da panela ao fogão: escolha modelos que se adaptem ao modelo de fogão e que possuem versatilidade.

O conjunto de panelas antiaderente Parada da Panela  possui 5 peças com espessura grossa, revestimento em teflon Dupont e pintura eletrostática com acabamento brilhante em diferentes cores.

Conclusão

Existem diversos modelos e opções de panelas antiaderentes no mercado, mas como vimos, até mesmo as melhores panelas antiaderentes precisam de cuidados especiais.

Para que seu revestimento seja duradouro, use sempre utensílios de silicone ou madeira, para não arranhar o teflon.

Dessa forma, os benefícios serão prolongados: mais saúde, praticidade para cozinhar e também na hora de limpar!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta