Panelas para cozinhar: melhores para sua rotina e por preparo

A escolha certa das panelas de acordo com o tipo de material, formato, espessura e revestimento pode fazer toda a diferença na hora de cozinhar.

Além da praticidade na hora de fazer suas refeições, a escolha de boas panelas pode representar um ganho no sabor dos alimentos e até mesmo na sua saúde.

Por isso, neste conteúdo você confere dicas de como escolher as melhores panelas para cozinhar todos os tipos de preparos e alimentos.

Continue a leitura e confira esse ranking das melhores panelas de acordo com o que você precisa, pela segurança e preço, além de entender quais são as panelas ideais de acordo com a forma de preparo.

Melhores panelas para cozinhar no dia a dia

As panelas de alumínio, vidro e as panelas antiaderentes se destacam por características como preço, facilidade de limpar e manusear, segurança e benefícios à saúde. 

Na dúvida de qual o melhor tipo de panela para cozinhar, confira mais sobre esses 3 tipos e suas vantagens em relação a outros modelos.

Para um custo mais baixo: Panelas de Alumínio

As panelas de alumínio, em comparação a outros materiais, são as que apresentam o preço mais acessível.

Elas são leves, fáceis de manusear e práticas no preparo de diversos pratos. Pelo custo-benefício, ter um conjunto de panelas de alumínio fundido vale a pena.

Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as panelas de alumínio não fazem mal à saúde.

Embora existam panelas consideradas mais saudáveis, diversos estudos já provaram que a presença de alumínio nos alimentos cozidos nessas panelas está muito abaixo do limite tolerado definido por organizações como a OMS.

melhor material de panela para cozinhar

Para maior praticidade: Panelas Antiaderente

Sem dúvida, as panelas antiaderentes são as que proporcionam maior praticidade no dia a dia. 

Elas também são relativamente baratas, mas se destacam principalmente pela facilidade na limpeza.

A característica antiaderente, como o nome diz, torna a panela ideal para preparar alimentos com pouco ou nenhum óleo, isso sem grudar no fundo da panela.

É possível encontrar jogo de panelas antiaderente com uma grande variedade de preços, modelos em revestimento teflon.

Também existem opções feitas com cerâmica e titânio, que são ótimos materiais de panelas resistentes.

Com o passar do tempo, se forem utilizadas inadequadamente, acabam ficando com arranhões no revestimento teflon e por isso podem precisar ser trocadas.

Para que isso não aconteça e as panelas antiaderentes durem mais tempo, use sempre utensílios de silicone ou madeira.

Para maior segurança à saúde: Panelas de Vidro

As panelas de vidro se destacam por serem saudáveis, ou seja, não apresentam e nem soltam nenhuma substância tóxica nos alimentos durante o cozimento ou armazenamento.

Algumas panelas são temidas justamente por isso, mas é importante ressaltar que até mesmo panelas que podem soltar substâncias nocivas podem ser usadas sem risco algum à saúde se usadas corretamente

É o caso das panelas de ferro e cobre, por exemplo.

Sobre as panelas de vidro, além de serem seguras, são fáceis de limpar e não pegam, ou transferem, cheiro ou gosto aos alimentos.

Contudo, é preciso ter mais cuidado para não quebrar, afinal, o vidro é um material mais frágil.

Panelas ideais para cozinhar por tipo de preparo

panela ideal para cozinhar feijão

Existem diversos modelos de panelas, pois cada uma delas possui uma funcionalidade ou uso mais específico. 

Embora existam peças coringa em qualquer cozinha, que podem ser utilizadas para assar, fritar e refogar, o desempenho do prato e o desenvolvimento do sabor dos alimentos pode ser melhor aproveitado com a panela certa.

Grelhados e frituras

Panelas e frigideiras de titânio ou teflon são ideais no preparo de grelhados e frituras, pois além da característica antiaderente, dispensam o uso de óleo.

Com essas panelas, é possível grelhar cortes de carnes na forma correta: selados por fora e ainda suculentos e macios por dentro.

Também é possível usar frigideiras antiaderentes para preparo de peixes, legumes salteados, panquecas, omeletes, etc.

Massas e Molhos

Para molhos mais elaborados e de cozimento lento, você pode usar panelas de barro, ferro e cerâmica, que conseguem armazenar o calor de forma constante.

Em preparações de molhos mais simples e para o cozimento de massas, caçarolas em alumínio são opções interessantes também.

Para o cozimento de massas em imersão como macarrão e nhoque, há também os caldeirões de alumínio, que são mais altos.

Carnes e cozidos

Carnes e cozidos podem ser preparados em caçarolas comuns, mas para peças de carne mais duras e preparo de ensopados, o ideal é optar pelo uso da panela de pressão, que acelera o tempo de cozimento e deixa a carne mais macia.

Arroz e acompanhamentos

Para o preparo de arroz, as panelas de alumínio são excelentes opções. São práticas, fáceis de usar e esquentam rápido.

Legumes e verduras

O preparo de legumes e verduras podem ser feitos em diversos modelos de panelas, pois existem alimentos que precisam de mais tempo de cozimento e outros não.

Para refogar verduras e legumes, você pode optar por frigideiras, wok e caçarolas.

Alimentos com tempo de cozimento maior, como mandioca, milho, beterraba e batata doce, por exemplo, a panela de pressão é a opção mais prática.

Doces

Para sobremesas, como bolos e tortas, existem diversas opções de formas e assadeiras com modelos antiaderentes e com fundo removível.

Para outras receitas mais específicas, como o pudim,  o ideal é ter uma forma no formato certo.

Você encontra opções de panela de pudim na Parada da Panela.

Com as assadeiras e formas, é possível cozinhar também cookies, cupcakes, tortinhas doces e também salgadas.

Conclusão

Como vimos, as panelas não são todas iguais e nem é necessário ser um chef de cozinha para ter boas panelas.

Existem diversas opções de panelas resistentes, bonitas, práticas e com um bom-custo benefício, como mostramos no nosso ranking das melhores panelas para cozinhar.

Na Parada da Panela, você encontra as melhores panelas e utensílios para cozinha e opções incríveis de conjunto de panelas.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Um comentário

Deixar uma resposta

*

code