Panela cuscuzeira: o que é, tipos e como escolher a ideal

O cuscuz é um prato brasileiro preparado à base de flocão de milho, muito saboroso e versátil. 

É tanto uma opção para substituir o pão com manteiga no café da manhã como para servir como prato principal em um almoço. 

Com tantas receitas ao redor do país, não é à toa que esse alimento está cada vez mais popular e por isso os diferentes tipos de cuscuzeira também se tornaram uma peça fundamental em qualquer jogo de panelas.

Se você adora cuscuz ou quer saber como usar os tipos de cuscuzeira para deixar outros pratos ainda mais saborosos, confira a seguir nossas dicas!

Panela cuscuzeira: o que é e como funciona?

Como funciona uma cuscuzeira?

A cuscuzeira é um tipo de panela usada para o preparo de alimentos cozidos no vapor da água fervente.

Como o nome já revela, a função mais conhecida da cuscuzeira é para o preparo do cuscuz, um prato feito à base de farinha de milho flocada tipicamente nordestina e com variações famosas como o cuscuz paulista e marroquino. 

Existem hoje diversos modelos, cores e tamanhos, para que seja possível preparar porções individuais ou para a família toda.

Partes e peças da cuscuzeira

Existem muitas marcas que vendem diferentes tipos de cuscuzeira, por isso possa haver modelos que se diferenciam uns dos outros em alguns detalhes, como material, cabo, cores e tamanhos.

De forma geral, a cuscuzeira se divide em 3 partes principais: caçarola, cozi-vapore e tampa.

A parte de baixo, a caçarola, é o local para colocar a água e a parte superior usada para colocar os alimentos para cozimento em vapor.

A água, conforme vai esquentando, começa a soltar o vapor quente na parte de cima, que possui vários furinhos, assim o alimento começa a ser cozido.

Além dessa versão em duas peças, com caçarola e cozi-vapore, o utensílio que mantém o alimento em contato com o vapor, há também cuscuzeiras em peça única.

A cuscuzeira em peça única apresenta um ralo vaporizador, com a mesma função. 

Os dois modelos apresentam vantagens e desvantagens. A cuscuzeira com cozi-vapore, por exemplo, apresenta maior versatilidade para preparo de outros pratos.

O ralo vaporizador, no entanto, pode ser mais prático para desenformar o cuscuz.

Como usar a panela cuscuzeira

Para usar a cuscuzeira no preparo do tradicional cuscuz, você deve adicionar água na parte de baixo da panela, na caçarola, e assim que a água estiver fervendo, acrescentar na parte superior da panela a mistura preparada do flocão de milho e outros ingredientes.

Existem muitas variações de receitas de cuscuz, por isso o tempo de preparo e as quantidades devem ser seguidas de acordo com a receita que você está seguindo.

De modo geral, o preparo do cuscuz é simples, e usar a cuscuzeira também!

No entanto, esse não é o único uso da panela cuscuzeira. É possível usar ela para esquentar outros pratos a vapor para evitar que a comida queime ou fique ressecada, como arroz e macarrão.

Sem a parte de cozi-vapore, como é chamada a peça, é possível usar a panela como uma caçarola comum e assim ter a versatilidade de uso em diversos pratos, como feijão, molhos e carnes.

Uma ideia interessante no uso da cuscuzeira é utilizar a caçarola para cozinhar arroz ou macarrão, em imersão na água, e na peça acima cozinhar legumes no vapor, preservando sabor e nutrientes dos alimentos.

Essa é uma dica também para economizar tempo e gás, já que você utiliza a mesma boca do fogão para preparar dois pratos ao mesmo tempo.

Tipos de cuscuzeira   

Qual o melhor tipo de Cuscuzeira?

Os principais tipos de cuscuzeira se dividem pelo tamanho e formato, sendo os mais conhecidos a cuscuzeira individual, grande e múltipla.

Individual

A cuscuzeira individual é ideal para quem mora sozinho ou em casal, por conta da porção preparada na cuscuzeira ser menor. Por ser um utensílio pequeno, é de fácil armazenamento, limpeza e uso.

Também é possível encontrá-lo em diferentes opções de cores, o que é um charme a mais na cozinha, como os modelos de cuscuzeiras individuais na cor vermelho e a cuscuzeira na cora rosa.  

Grande

Os modelos de cuscuzeira grande, como o modelo de cuscuzeira em alumínio da Parada da Panela, são excelentes para o preparo do cuscuz para toda a família.

Por suportar uma porção maior, é possível preparar as receitas mais completas, como do famoso cuscuz paulista.

Múltipla

A cuscuzeira múltipla é um tipo de panela versátil, pois permite o preparo do cuscuz e vários outros alimentos. 

Isso porque permite o uso separado das peças, além da vantagem de usar a parte a vapor para cozinhar legumes. Ideal para quem tem pouco espaço e está começando a comprar o conjunto de panelas, como o modelo de cuscuzeira 5 em 1 da Parada da Panela.

Quais os benefícios da cuscuzeira?

Vantagens da panela cuscuzeira

O principal benefício de usar uma cuscuzeira é cozinhar o cuscuz e outros alimentos no vapor, preservando o sabor do alimento e acelerando o cozimento, que fica pronto em poucos minutos.

A cuscuzeira proporciona um cozimento uniforme no alimento, por conta da boa distribuição do calor.

Além disso, por preparar no vapor, evita que o alimento fique ressecado e muito menos queime.

Uma vantagem presente em modelos de cuscuzeira da Parada da Panela está no modelo da panela.

Por apresentarem uma base maior que a parte de cima, se torna mais segura, pois não apresenta risco de tombar ou cair do fogão.

Outra vantagem são as alças na parte superior, que ajudam na hora de desinformar o cuscuz sem risco de queimar a mão com o vapor ou temperatura da panela.

Dicas para escolher a sua cuscuzeira   

Na hora de decidir pela melhor cuscuzeira, procure observar alguns pontos essenciais como a versatilidade, segurança do produto, tamanho, material e facilidade para limpar.

Uma boa cuscuzeira é aquela que permite cozimento rápido e uniforme, tem alças térmicas e é segura (sem risco de tombar no fogão).

Os tipos de cuscuzeira com fundo triplo e laterais grossas também são boas opções, pois cozinham o alimento mais rápido pela ótima concentração de calor.

Conclusão   

O cuscuz é um prato muito versátil, por poder ser consumido no café da manhã ou em um almoço, como acompanhamento. Por isso, se você é apaixonado por esse prato, vale a pena investir em diferentes tipos de cuscuzeira.

Como vimos, existem diversos tamanhos de cuscuzeira e variedade de cores, para além de ser uma panela prática, ser mais uma panela bonita para a sua coleção.

Agora que você já sabe dos benefícios de ter uma cuscuzeira, que tal conhecer a variedade de tipos de cuscuzeira da Parada da Panela? 

Para montar um enxoval para cozinha completo, aproveite também outros modelos de panelas de fabricação própria da Parada da Panela, para preparar outros alimentos com praticidade e em poucos minutos.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta