Conheça as melhores panelas para fazer doces perfeitos!

Nada melhor do que uma boa sobremesa para adoçar o dia. Se você se arrisca na confeitaria já sabe muito bem que os utensílios fazem diferença no momento do preparo de doces, seja na confecção de tortas, bolos, docinhos de festa, pudim ou geleias.

Alguns doces levam bastante tempo de cozimento e são feitos em várias etapas, por isso, contar com as melhores panelas para fazer doce é um bom investimento, seja para uso próprio ou para transformar a confeitaria em sua fonte de renda, empreendendo.

Confira algumas dicas que temos para você que ama fazer doces!

Procurando uma boa forma de pudim? Não precisa mais procurar, conheça agora mesmo nossos produtos!

Quais são as melhores panelas para fazer doces?

panela de fundo grosso para doces

As melhores panelas para fazer doces, de modo geral, são as que possuem um fundo mais grosso, ou fundo triplo, pois assim distribuem bem o calor de forma homogênea. Assim, os riscos de queimar o doce são reduzidos. 

Basta comparar como é o preparo de um brigadeiro em uma panela de fundo fino e uma de espessura mais grossa.

Na panela fina, mesmo em fogo baixo tem o risco de queimar um pouco o fundo da panela.

Além de deixar a limpeza mais difícil, esse queimadinho interfere no sabor do doce. A seguir, listamos alguns tipos de panela para doce de acordo com o tipo de material em que são produzidas:

Panela de alumínio

A panela de alumínio é uma opção para fazer doces, por ser justamente um modelo de panela muito acessível e que geralmente todas as pessoas possuem uma em casa. Além do preço, a panela de alumínio costuma ser bastante leve e prática. 

O único cuidado com essa panela, assim como todas as outras, é o fogo alto. Se a espessura da panela de alumínio for muito fina, pode acabar grudando um pouco do doce no fundo ou até queimar. Por isso, é preciso ficar de olho.

Panela inox

As panelas de inox podem ser usadas tanto para doces como preparos salgados. A maior vantagem dessas panelas é a resistência.

O aço inox possui uma ótima durabilidade, sendo o tipo de investimento que vai te acompanhar no preparo dos doces por longos anos.   

Panelas de cerâmica

As panelas de cerâmica são boas para o preparo de doces porque também apresentam uma superfície antiaderente, além de guardar muito bem o calor. Outra característica é que algumas panelas de cerâmica também podem ir ao forno.

Uma desvantagem é que a cerâmica demora mais para esquentar, mas depois que esquenta preserva bastante a temperatura, o que é bom, mas exige ainda mais atenção com o alimento para que não queime.

Panelas de vidro

Em questão de saúde, as panelas de vidro são excelentes e no preparo dos doces, também. 

O vidro é um material atóxico, por isso não representa o risco de liberar resíduos ou substâncias prejudiciais aos alimentos no momento do cozimento. Outra característica é que são bem práticas e fáceis de lavar.

O que pode pesar entre os prós da panela de vidro é por ser um material muito mais fácil de quebrar e o custo costuma ser mais elevado que o de outras panelas, como as de alumínio..

Panelas antiaderente

Entre as melhores panelas para fazer doce, não podemos deixar de citar a panela antiaderente. 

Por não deixar que os alimentos grudem, é a melhor opção para fazer caldas, caramelos e brigadeiro

Além de ficar muito mais fácil na hora de lavar a louça, com a panela antiaderente há muito menos desperdício, já que o doce não fica grudado no fundo da panela. 

Outra vantagem é que a panela antiaderente costuma ser bastante leve e fácil de encontrar por um bom custo-benefício.       

Panelas esmaltada

As panelas esmaltadas são feitas geralmente de ferro, aço ou alumínio, mas com um acabamento esmaltado por fora que protege o alimento de bactérias. As panelas esmaltadas costumam ser muito bonitas e oferecem uma variedade de cores e estampas, sendo uma opção tanto para doces como para salgados.

Quais os benefícios em escolher uma panela correta para fazer doces?

melhores panelas para fazer brigadeiro

As panelas apropriadas para doces apresentam diversas vantagens como a redução de erros na produção dos doces, otimização de tempo e produtividade, especialmente quando falamos da confeitaria para vendas.

De modo geral, as panelas próprias para doce também possuem como vantagem terem um fundo mais grosso, o que ajuda a distribuir bem o calor, evitando que você queime o doce ou o fundo da panela.

Isso é fundamental quando falamos de confeitaria, pois as etapas de cozimento são ainda mais regradas e, alguns pratos, exigem cozimento lento, como as preparações em banho-maria.

Por isso, as melhores panelas para fazer doce precisam ser bem resistentes.

Como escolher uma boa panela?

Para encontrar as melhores panelas para fazer doce ou para usar de forma variada no dia a dia, é importante se atentar a algumas características, como o material, o tamanho, a praticidade na limpeza, o modelo do fogão, se podem ir ao forno, na máquina de lava-louças e, claro, o custo-benefício. 

Se a ideia é investir em panelas para confeitaria em grande escala, vale a pena conferir a avaliação de outros profissionais da área para identificar qual o melhor investimento.

Conclusão

Existem vários modelos entre as melhores panelas para fazer doce e, de modo geral, se você investir em um conjunto de panelas de qualidade, conseguirá usá-lo tanto para o preparo de refeições salgadas como para sobremesas.

No entanto, quando falamos do preparo de doces para vender, a quantidade é muito maior.

Nesse caso, vale a pena investir em panelas para uso específico só para os doces, dividindo os utensílios de confeitaria dos utensílios do dia a dia.

Na Parada da Panela, você encontra diversos modelos de panelas de alumínio coloridas, para fazer seus doces preferidos com ainda mais charme. 

Além de panelas, você encontra outros utensílios para sobremesas, como formas de bolo, formas de pudim e muito mais!

Acompanhe mais dicas e novidades também pelo nosso Instagram

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta