Panelas saudáveis: 6 tipos e recomendações de uso adequado

Você já ouviu falar em panelas saudáveis? Parece um conceito estranho, mas realmente existem panelas que são mais saudáveis que outras.

Por conta do material ou uso inadequado, algumas panelas podem oferecer certo risco à saúde ao liberarem substâncias tóxicas nos alimentos durante o cozimento.

Antes de se preocupar ou ir logo se desfazendo de seu kit panelas, aconselhamos que acompanhe esse conteúdo até o final. Afinal, existem certos mitos em torno desse assunto.

Abaixo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre panelas saudáveis e como usar corretamente os diferentes tipos de panela. Confira!

Como o material da panela pode afetar sua saúde?

Algumas panelas podem liberar substâncias tóxicas durante o cozimento e isso acontece por causa do material da panela ou uso inadequado.

As panelas de teflon, alumínio, ferro e cobre são os principais tipos de panela que exigem alguns cuidados para evitar riscos à saúde.

Na hora de comprar uma panela, é preciso verificar a presença de componentes como PFOA (Ácido perfluorooctanoico), níquel, chumbo, alumínio, cobre e cádmio.

Esses são compostos que podem estar presentes nos materiais utilizados na fabricação de panelas e que podem causar reações como dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Em casos graves de intoxicação, existe risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas renais, infertilidade e problemas neurológicos. 

Atualmente, a maioria das panelas não oferece risco de intoxicação por metais, especialmente se utilizadas corretamente.

No entanto, é preciso ficar de olho nas recomendações de uso.

panelas saudáveis cuidados com panelas

Panelas saudáveis e recomendações de uso

As panelas também são nossas aliadas dentro de um estilo de vida mais saudável. Por isso, é fundamental conhecer os principais materiais utilizados na produção das panelas e como eles podem ser prejudiciais ou benefícios para a saúde.

Veja abaixo os 6 principais tipos de panelas e dicas de uso:

1. Alumínio

As panelas de alumínio são polêmicas, pois por muito tempo se propagou o mito de que eram prejudiciais à saúde.

Essa preocupação é bastante compreensível. O alumínio em excesso pode realmente causar complicações.

No entanto, vários estudos hoje mostram que não existem motivos para se preocupar.

Há relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostram que a quantidade de metais liberados pelas panelas de alumínio é inferior ao limite tolerável.

Por isso, podem ser usadas sem medo.

O custo-benefício vale a pena. Se você está buscando montar a sua cozinha sem estourar o orçamento, considere um jogo de panela de alumínio.

2. Aço Inoxidável

Embora seja incomum, as panelas de aço inoxidável podem liberar metais pesados nos alimentos, tais como cromo, níquel e ferro.

Por isso, na hora de comprar uma panela desse tipo de material é preciso prestar atenção a qualidade do produto e reputação do fabricante.

Apesar disso, são panelas duráveis e de bom custo-benefício. 

Como dica, recomenda-se que no primeiro uso a panela seja fervida com água várias vezes para prevenir a contaminação do alimento com níquel.

Também é aconselhado evitar o cozimento de alimentos ácidos na panela de aço inox e que ela seja sempre substituída ao estar arranhada ou amassada.

3. Ferro fundido

A panela de ferro também é um tipo que não libera metais pesados, sendo assim uma panela boa para a saúde.

Além de saudável, é feita de um material muito resistente e de qualidade, excelente para cozinhar alimentos em temperaturas altas.

Entretanto, acaba sendo uma das panelas menos utilizadas no dia a dia por conta do peso e também por exigir cuidados extras na hora da limpeza.

O ideal é que ela seja lavada apenas com água e esponja suave. Também deve secar ao fogo, preferencialmente, para evitar a formação de ferrugem.

Como dica extra, tome cuidado com as panelas de ferro que possuem uma camada de esmalte para proteção, pois esmaltes baratos podem ter chumbo.

4. Cerâmica ou barro

Para muitas pessoas, a comida preparada na panela de barro tem um sabor especial, mas será que cozinhar em panela de barro é saudável? Felizmente, a resposta é sim!

Assim como as panelas de cerâmica, as panelas de barro são panelas saudáveis, pois ambas não liberam materiais tóxicos durante o cozimento. 

A panela de barro é ainda mais aconselhada porque não recebe uma camada de tinta ou outros revestimentos como teflon.

Esses dois tipos de panela são ótimos no preparo de ensopados e assados. Além disso, são muito fáceis de limpar. Basta utilizar água, sabão e esfregar suavemente com a esponja.

5. Vidro

panelas saudáveis melhor material para panelas

A panela de vidro é um tipo de panela que não faz mal à saúde, pois esse é um material inerte, isto é, não libera nenhum metal pesado ou substância prejudicial

No entanto, embora seja um dos melhores tipos de panela para a saúde, as panelas de vidro possuem certas vantagens e desvantagens.

Elas são fáceis e práticas de limpar, basta usar água, sabão e passar a esponja de lavar louça.

Como desvantagem, são frágeis e há um risco maior de quebrar ou trincar.

Além disso, a distribuição de calor não é tão regular. Por isso é preciso ficar de olho na hora de cozinhar para não queimar a comida.

6. Pedra Sabão

As panelas de pedra sabão são panelas saudáveis também, sem risco de intoxicação por materiais pesados ou quaisquer outros componentes.

No entanto, é importante estar atento à limpeza. 

Como a pedra sabão é um material poroso, se for higienizada inadequadamente ou guardada ainda úmida, pode gerar a proliferação de microrganismos como fungos.

Para higienizar no primeiro uso, recomenda-se utilizar água com sal para lavar e secar muito bem.

Nos próximos usos, não é necessário lavar a panela com sabão, apenas com água e uma esponja.

Para guardar e preservar a panela, use uma camada fina de azeite antes de secar.

Conclusão

Cuidar da alimentação vai muito além da escolha de alimentos saudáveis. Como vimos, a forma de preparo e as panelas também interferem nos benefícios.

Algumas panelas são consideradas mais saudáveis pois não apresentam nenhum risco de liberarem substâncias e componentes tóxicos nos alimentos, como as panelas de vidro.

Por outro lado, as panelas com revestimento em teflon, de alumínio, ferro e cobre são as que emitem um alerta.

De modo geral, se usadas corretamente e de forma esporádica, os riscos para a saúde são mínimos ou zero.

Mas você pode estar se perguntando ainda: qual panela é mais saudável para a saúde?

A resposta mais adequada é que você busque sempre utilizar as panelas de acordo com as recomendações de limpeza, preparo e armazenamento.

Além disso, se possível, tenha em sua cozinha panelas de diferentes materiais para revezar o uso.Para escolher as melhores opções de panelas para sua casa, conheça agora a linha de produção própria Parada da Panela.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code