Aprenda como usar peças de cristais na decoração de casa!

Características das peças de cristal e como usá-las em casa

Em um jantar especial, na decoração com vasos de flores, em lustres ou luminárias: sem dúvidas, as peças de cristal são atemporais, clássicas e elegantes em qualquer ambiente.

Muito comparado ao vidro, utensílios de cristais são materiais mais refinados, brilhantes, delicados e com um valor mais alto de mercado. 

Resumindo, são peças especiais e que duram gerações. Quem não conhece casas com cristaleiras antigas, com peças que foram usadas pelos avós e bisavós?

Quer conhecer mais da versatilidade das peças de cristal? Confira nossas dicas!

O que é cristal e quais são suas características?   

O cristal é um material muito semelhante ao vidro. Ele também é composto por areia, mas contém também a presença de metais como chumbo e titânio. Quanto maior a concentração desses metais, mais refinado e delicado é o cristal.

É por conta dessa composição que o cristal é um material muito mais brilhante e refinado que o vidro, que é composto basicamente por areia, cálcio, alumínio e sódio.

Esses dois materiais também se diferenciam na cor e espessura. O vidro é naturalmente um pouco mais esverdeado, enquanto o cristal, pelo processo de fabricação, é mais fino, delicado e transparente.

No entanto, pela fabricação e adição de corantes, é possível encontrar objetos de vidro e cristal colorido.

Essas características refletem também no preço desses dois materiais, sendo o vidro bem mais acessível que o cristal.

Como usar peças de cristal na decoração?

objetos de cristal para decoração: aprenda como usar

Você pode utilizar as peças de cristal na decoração de diversas formas. A variedade de objetos de cristal como itens decorativos, permite a combinação do uso desse material elegante e clássico nos mais variados estilos de decór, seja na cozinha, na sala ou em outros ambientes da casa.

Copos e taças

Os copos e taças de cristais são peças clássicas e coringas em qualquer cristaleira. São ótimas opções para montar uma mesa de jantar em uma ocasião especial, pois são elegantes e dão um toque mais chique na decoração.

Atualmente, existe uma variedade de peças em cristal com diferentes texturas, desenhos e cores, mas as taças e copos transparentes ainda são uma das opções mais desejadas, pois são atemporais.

Essa versatilidade permite combinar esses utensílios com a decoração de qualquer tipo de cozinha, seja uma cozinha colorida ou mais clean.

Um jogo de cristal tradicional acompanha modelos de taça de champanhe, taça de água, taça de vinho tinto, vinho branco e licor. Há também uma grande variedade de modelos de copos de cristal e de diversos tamanhos.

Você pode usar as taças e copos de cristal em ocasiões especiais, preservando essas peças por mais tempo e usar os copos de vidro, por exemplo, na rotina do dia a dia.

Como dica extra, para valorizar ainda mais suas taças e copos de cristal, vale a pena investir também em bandejas bonitas para organizá-las, dando ainda mais destaque.

Luminárias e lustres

como cuidar de cristais

As luminárias e lustres de cristal trazem ao ambiente um toque mais elegante à decoração. Dependendo do estilo do lustre ou luminária, é possível obter desde um ar mais retrô e clássico como algo moderno e luxuoso.

Esses objetos de cristal agregam ainda mais valor ao ambiente e combinam bastante com construções com pé direito alto, sobre mesas de jantar e salas de estar.

Com certeza, essas peças não vão passar em branco na decoração da sua casa, por isso, tenha cuidado ao instalar Escolha um ambiente em que não tenha o risco de alguém esbarrar e que, ao mesmo tempo, também seja fácil de manter a manutenção e limpeza.

Outra dica é ter cuidado de não deixar o seu lustre  em um local em que a passagem de vento é forte, pois a intensidade do vento pode danificar a peça ao longo do tempo.

Vasos

Esse objetivo de cristal é um dos mais utilizados na decoração, pois os vasos de flores de cristal ajudam a deixar a casa ainda mais colorida e alegre.

Nesse sentido, são muitas opções possíveis, pois existem diversas plantas e flores que podem ser cultivadas em vasos em casa.

É um toque delicado e elegante nas casas, podendo ser posicionado em qualquer cantinho do seu lar.

Além de ser usado como decoração da casa, os vasos de cristal podem ser usados como centro de mesa na decoração de mesas de jantar.

Essa opção de decoração com cristal é bem frequente em ocasiões especiais como casamentos, formaturas, aniversários e eventos corporativos.

onde comprar peças de vidro para decoração

Potes e garrafas   

Os potes e garrafas são opções charmosas e delicadas de peças de cristal para servir bebidas e quitutes, por exemplo.

Em um jantar especial, você pode substituir as garrafas e embalagens de suco, água, refrigerantes e bebidas alcoólicas pelo charme das garrafas e dos jarros de cristal.

Os potes de cristal são extremamente versáteis. Eles podem ser utilizados para servir um café da manhã especial, para guardar o açúcar, para deixar na mesinha de centro com docinhos (como balas e bombons) e várias outras ideias decorativas e funcionais.

Essas peças podem ser armazenadas em uma cristaleira ou posicionados em balcões especiais da sua casa, sobre prateleiras ou algum móvel central.

Uma ideia interessante para quem adora vinho é usar uma peça de cristal especial para colecionar as rolhas.

Os jarros também podem perfeitamente se tornar vasos para flores frescas e tudo o que sua imaginação permitir.

Quais são os cuidados necessários com peças de cristal?

Você sabe como cuidar de cristais? Como vimos, as peças de cristal são delicadas e mais finas que os objetos e utensílios de vidro, por isso o cuidado na hora de limpar precisa ser redobrado, para não quebrar ou trincar suas peças de valor.

No dia a dia, se você não for usar os utensílios, basta fazer a limpeza dos cristais com um pano macio e levemente umedecido com álcool, apenas para retirar o pó.

Após o uso em um jantar, por exemplo, você pode fazer a limpeza com água morna, detergente neutro e uma esponja macia. 

Lembre-se de secar totalmente todas as peças antes de guardar novamente, para não ficar com manchas.

Conclusão

As peças de cristal são sinônimo de elegância e luxo e, engana-se quem pensa ser algo que ficou no passado. As cristaleiras ainda são sonhos de consumo para muita gente, pela qualidade e beleza das peças de cristais.

Na comparação com o vidro, as peças de cristais se destacam por passarem por um processo de fabricação mais elaborado, mas os utensílios de vidro continuam sendo ótimas opções para o dia a dia.

Se você não sabe onde comprar peças de vidro para decoração ou peças de cristal de excelente qualidade, não deixe de conferir as peças de vidro e cristal da Parada da Panela.

A Parada da Panela possui produtos e utensílios coloridos, modernos, práticos e de ótima durabilidade para a sua cozinha, incluindo as peças de cristal que vimos neste conteúdo: tudo para deixar sua casa e a sua cozinha ainda mais elegante e funcional.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta

*

code