Regras de etiquetas: principais normas e bons modos à mesa!

Em um jantar descontraído com os amigos mais próximos, as regras de etiqueta à mesa nem sempre são seguidas, pela informalidade da ocasião.

No entanto, alguns eventos especiais exigem maior rigor e as normas de etiqueta na hora de montar a mesa se tornam necessárias.

Para que você não cometa nenhuma gafe, neste conteúdo apresentamos algumas dicas de regras de etiqueta para comer e para  uma mesa posta perfeita. Vamos lá?

O que são e para que servem as regras de etiqueta social?

Regras de etiqueta social são normas cerimoniais ou de convenção social que determinam padrões estipulados e aceitos como critério de educação e bons modos. 

Existem vários comportamentos, rituais e atitudes que compõem essas regras de etiqueta na sociedade. 

Além das regras de etiqueta à mesa, existem dicas de como se portar de uma maneira mais elegante e respeitável em todas as esferas da vida, como no trabalho, em reuniões, eventos, na internet, com amigos e afins.

Embora tenha esse nome, as regras de etiqueta não são escritas em pedra. Ao longo do tempo, a sociedade vai se transformando e as normas de etiqueta se atualizam conforme a mudança das pessoas.

Um exemplo é que antigamente era considerado uma regra de etiqueta puxar a cadeira para outra pessoa sentar à mesa. 

Hoje isso vem se transformando e muitas pessoas não olham para esse costume como algo primordial.

Por ser um rito ditado pelo gênero, em que majoritariamente o homem puxa a cadeira para a mulher, muitos olham isso como algo fora de moda. Ou seja, as regras de etiqueta mudam conforme o tempo e o contexto.

Etiqueta à mesa: conheças as regras básicas   

Na hora de montar a mesa de jantar, você sabe como posicionar os talheres? Ou a ordem correta de uso das facas, garfos e pratos? 

Se você está na dúvida sobre essas regrinhas e vai preparar um jantar dentro das normas de etiqueta, confira nossas dicas básicas para impressionar seus convidados:

Montando a mesa: disposição correta dos utensílios   

Existem diferentes formas de montar uma mesa de jantar. No entanto, em uma ocasião que segue todas regras de etiqueta, a disposição dos utensílios deve seguir uma ordem: 

Talheres

Dentro das regras de etiqueta, os talheres são sempre dispostos ao lado dos pratos. No entanto, eles não ficam em uma ordem aleatória, existe uma lógica.

Na hora de comer, a ordem de uso dos talheres é de dentro para fora. Por isso, os talheres devem ser colocados na ordem das refeições.

Uma dica para não esquecer a ordem e o lado correto é memorizar da seguinte forma:

  • Tudo que é “masculino”, fica ao lado esquerdo do prato: os garfos e os guardanapos. Em alguns casos, o guardanapo é usado sobre os pratos;
  • Tudo que é “feminino”, fica ao lado direito do prato: as taças, facas e as colheres;

De fora para dentro, fica o guardanapo, o garfo de peixe e o garfo de mesa. Do outro lado, a mesma coisa. De fora para dentro, a colher de sopa, a faca de peixe e a faca de mesa.

Os talheres de sobremesa ficam acima do prato. Do lado de fora para dentro fica assim: colher, garfinho e faca de sobremesa.

Tanto os talheres para as refeições como os das sobremesas a parte de corte da faca fica para o lado de dentro, voltado para o prato.

Pratos e louças

A ordem dos pratos e louças é feita da seguinte forma: na base, as normas recomendam o uso do sousplat e, acima, o prato fundo e depois o prato raso.

O prato de sobremesa ou de pão fica acima do prato, no canto superior esquerdo.

Encontre louças e aparelhos de jantar de alta qualidade e com seu estilo na Parada da Panela!

Copos e taças

As taças e copos são posicionados no canto superior direito do prato. O mais acima é a taça de água, depois a de vinho tinto e vinho branco. Se for servir champagne, a taça dessa bebida deve ficar posicionada acima dessas três taças.

Mas se você não for servir tantas opções de bebidas, coloque apenas os utensílios que serão utilizados.

Essa dica vale para os outros itens. Você não precisa colocar todos os copos, pratos e talheres que têm na casa para um jantar elegante. 

Uso correto de talheres

qual é o jeito correto de usar talheres

De modo geral, o uso correto dos talheres nas regras de etiqueta segue a ordem da disposição dos utensílios na mesa. Sempre de fora para dentro.

As normas de etiqueta dizem que o correto é permanecer com o garfo à esquerda e a faca à direita, mas se no caso você possui dificuldade, não tem problema em trocar discretamente no início da refeição.

A posição dos talheres também pode representar códigos nas normas de etiqueta. Os talheres principais posicionados como um triângulo sobre o prato representam que você ainda não terminou sua refeição.

Ao posicionar o garfo e a faca do mesmo lado do prato, na diagonal, representa que você já está satisfeito e terminou de comer.

É um detalhe, mas que dependendo da ocasião pode fazer diferença saber.

Como comer cada tipo de alimento

regras básicas de etiqueta à mesa

Certos alimentos parecem complicados de comer em eventos mais elegantes e por isso as regras de etiqueta estão aí para ajudar. 

Separamos alguns dos pratos que parecem mais complicados de comer sem fazer sujeira ou cometer gafes:

  • Salada de folhas: não use os talheres para cortar as falhas. Faça pequenas trouxinhas e dobraduras para ficar mais fácil comer;
  • Macarrão: segundo regras de etiqueta, não é elegante cortar o macarrão e nem fazer uma cena como em A Dama e o Vagabundo. O ideal é pegar pouco espaguete por garfada e enrolar no talher até levar à boca;
  • Molho de macarrão: você pode usar o pãozinho servido na mesa para aproveitar o molho do macarrão. No entanto, não é tão bem visto limpar totalmente o prato;
  • Aperitivos: os aperitivos, como queijos e frios, podem ser servidos com o uso de palitos, mas eles não devem nunca ser usados nos dentes;
  • Salgadinhos: o certo nas normas de etiqueta é pegar os salgadinhos de festa com a mão e usar o guardanapo para limpar a mão, não para segurar o salgadinho.

Outras normas e dicas de boas maneiras à mesa

Algumas dicas de comportamento servem tanto para eventos informais como os mais formais, em que as regras de etiqueta são seguidas fielmente. 

Abaixo, confira algumas dicas bônus: 

  • Músicas são bem-vindas, mas cuidado para não exagerar no volume. Deixe uma trilha sonora de som ambiente, em um nível que não atrapalhe a conversa das pessoas ou que elas tenham que falar mais alto para serem ouvidas;
  • Segure a taça de vinho sempre pela haste, pois ao segurar pelo bojo da taça sua mão transfere calor para a bebida;
  • Não apoie os cotovelos na mesa. Repouse apenas o pulso ou mãos sobre a beirada da mesa para descansar o braço;
  • Nunca fale com a boca cheia ou mastigue com a boca aberta;
  • Não utilize o celular durante a refeição para troca de mensagens, áudios ou ligações, por soar desrespeitoso.

Conclusão

Embora no dia a dia seja muito incomum usarmos todas essas regras de etiqueta, é importante conhecê-las para quando precisar, saber usar corretamente todos os talheres e como montar uma mesa elegante.

Além da disposição correta dos talheres, louças e outros utensílios, vale a pena investir em produtos de qualidade e beleza para ter refeições ainda mais bonitas e impressionar os convidados.

Na Parada da Panela, além dos conjuntos de panelas coloridas, você encontra uma variedade de utensílios para cozinha para montar uma mesa muito charmosa.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta