Revestimento antiaderente para panelas: qual melhor opção?

Se você deseja mudar os hábitos para ter uma alimentação mais saudável ou simplesmente quer se livrar de todo o trabalho na hora de lavar a louça, o revestimento antiaderente para panelas é a opção ideal para você.

As panelas com revestimento antiaderente são práticas, acessíveis e com vários benefícios. Confira qual a melhor opção para levar para casa:

Para que serve o revestimento antiaderente?   

O principal benefício do revestimento antiaderente é que essa tecnologia impede que o alimento grude no fundo da panela. Por conta dessa antiaderência, muitos preparos dispensam o uso do óleo ou gordura.

Como consequência, você consegue preparar vários pratos de forma mais saudável e, no fim, não precisa perder muito tempo lavando e esfregando panelas.

Contudo, é importante reforçar que alguns materiais de revestimento antiaderente exigem cuidados.

As panelas com revestimento teflon, por exemplo, possuem maior durabilidade se o uso no dia a dia é feito com espátulas de silicone ou madeira, pois são materiais que não riscam ou retiram a aderência.

Para que serve o revestimento antiaderente?

Qual a diferença entre panela cerâmica e teflon?   

A panela de teflon é a panela que recebe como acabamento o revestimento antiaderente de politetrafluoretileno, uma mistura de flúor e carbono. Teflon, inclusive, é uma marca registrada, mas que virou sinônimo de revestimento antiaderente.

As panelas com esse tipo de revestimento geralmente são usadas para o preparo de alimentos com nenhum ou pouco óleo. 

E no primeiro uso das panelas teflon, geralmente é indicado fazer o processo de cura. Para isso, lave a superfície com água, sabão neutro e lave. 

Depois, leve ao fogo com um pouco de óleo até aquecer. Depois desligue, deixe esfriar e lave. Após isso, você já pode usar normalmente.

No caso das panelas de cerâmica, existem dois grupos disponíveis no mercado: as panelas feitas com 100% de cerâmica, exceto pegadores e tampas, e as panelas produzidas de outros materiais e com revestimento cerâmico. Esse revestimento pode ser interno ou externo também.

As panelas com revestimento cerâmico também desempenham esse papel antiaderente, mas possuem um preço mais elevado e, ao quebrarem ou racharem, não podem ser usadas mais.

Apenas o revestimento ou a panela inteira em cerâmica: entenda a diferença

Como vimos, existem panelas que são 100% fabricadas de cerâmica, mas existem as que são apenas com revestimento cerâmico. Ou seja, existem opções de panelas de alumínio, por exemplo, que possuem como revestimento antiaderente a cerâmica.

As panelas que possuem somente revestimento podem soltar substâncias tóxicas durante o cozimento, por conta de outros materiais de acabamento em contato com o calor.

Para garantir que o material é atóxico, é importante conhecer a procedência de fabricação e reputação do fabricante.

Cerâmica ou teflon: qual melhor revestimento antiaderente para panelas?   

Qual a diferença entre panela antiaderente e teflon?

As panelas com revestimento antiaderente teflon possuem um bom custo-benefício em comparação a cerâmica. 

Além do preço, são panelas mais leves, com grande variedade de cores, modelos e desempenhos diferentes.

As panelas de teflon geralmente possuem uma espessura mais fina e por isso conduzem melhor o calor, aquecendo rápido. Por isso é a melhor opção para preparos rápidos, como grelhados, peixes e omeletes.

A superfície antiaderente de teflon possui boa durabilidade, mas exige cuidados especiais para que a cobertura de teflon não se solte com o passar do tempo. 

Assim, se faz necessário o uso de espátulas de silicone ou madeira, pois não arranham as panelas.

Optar pela compra de opções de peças com revestimento antiaderente para panelas cerâmicas pode ser uma boa opção, mas o custo desses utensílios é mais elevado.

Apesar do ótimo desempenho, é necessário ter cuidados extras com choque-térmico e quedas, por ser um material com mais risco de rachaduras.

Como escolher o melhor tipo de revestimento antiaderente para panelas?

Na hora de comprar o melhor jogo de panelas antiaderente, é importante levar alguns pontos em consideração que vão fazer desses utensílios grandes aliados do seu dia a dia. Além do preço, é fundamental considerar os seguintes pontos:

Desempenho da panela

Antes de investir na compra de seu conjunto de panelas, é importante considerar que cada material tem um desempenho diferente, com o uso indicado para diferentes preparações.

Se você precisa de panelas para cozinhar alimentos rápidos, que não precisam ficar muito tempo no fogo, as panelas com revestimento antiaderente de teflon são boas opções, por conta do aquecimento rápido.

Peso

Panelas pesadas podem ter como vantagem a boa durabilidade e a possibilidade de uso em preparos de longa duração, como carnes, cozidos e outros pratos de cozimento mais complexo.

No entanto, na hora de lavar e manusear, não são tão práticas e você pode ter o risco de causar acidentes.

Por isso, na hora de comprar panelas, verifique o peso e avalie o que se encaixa melhor na sua rotina.

Durabilidade

A qualidade dos produtos é fundamental. Por isso, muito mais do que olhar para o preço, penso no custo-benefício a longo prazo e invista em panelas com boa durabilidade. Aqui, vale conferir a avaliação de outros compradores.

Estética

As panelas também podem ser um charme a mais em sua cozinha. Além da qualidade, você também pode levar para casa opções de panelas como conjuntos de panelas antiaderentes coloridas, como a linha candy colors da Parada da Panela.

Saúde

Além de bonitas e duradouras, as panelas precisam representar segurança para você e sua família.

Alguns materiais podem soltar substâncias tóxicas durante o primeiro cozimento ou a longo prazo, se não forem utilizadas adequadamente.

Se você deseja entender mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre panelas saudáveis e como utilizá-las.

Conclusão

O revestimento antiaderente para panelas com certeza está entre as melhores invenções que tornam a rotina na cozinha mais prática.

Afinal, quantas vezes você já desistiu do preparo de um alimento por preguiça de ter que lidar com a louça depois? Mas quando se tratam de panelas antiaderentes, como as com revestimento teflon, essa etapa fica muito mais fácil.

Não é necessário muito esforço para deixá-las limpas e desengorduradas, além do benefício de conseguir cozinhar com menos uso de óleo. É um incentivo para começar uma alimentação mais saudável, não é?

Torne o seu dia a dia na cozinha muito mais prático: conheça nossa linha de panelas antiaderentes de produção própria!

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta