Tipos de pratos: conheça os modelos e como usá-los na mesa!

Em uma busca rápida por tipos de pratos nos deparamos com uma infinidade de opções.

Pratos de vidro, de porcelana, cerâmica, metal, coloridos, quadrados, fundos, rasos e uma lista enorme de variações pratos.

Esse utensílio, tão comum no dia a dia, é extremamente versátil, servindo até mesmo de item de decoração.

Contudo, existem algumas diferenças na recomendação de uso dependendo do formato e regras de etiqueta em jantares formais.

A seguir, mostramos para que serve cada tipo de prato e dicas de como usá-los.

Tipos de pratos: quais são e para que servem cada modelo?   

principais modelos de pratos e suas funções

Os principais tipos de pratos são o sousplat, prato fundo, raso, de pão e sobremesa, que são divididos de acordo com a finalidade de uso.

Dentro dessas categorias ainda existem diversas variações de materiais, cores, tamanhos, estampas e formatos (como pratos quadrados, retangulares, etc). Veja:

Sousplat

O sousplat é um tipo de prato com função mais decorativa do que funcional. É usado como base para os outros tipos de pratos, marcando os lugares à mesa e proporcionando estabilidade ao conjunto de pratos principais.

Ele é normalmente usado em ocasiões especiais, em que as regras de etiqueta de como montar a mesa são seguidas fielmente.

No dia a dia, o uso do sousplat é muitas vezes dispensável. Em média, esse tipo de louça possui cerca de 35cm de diâmetro, pois precisa necessariamente ser maior que os outros tipos de prato.

Prato Fundo

É usado para sopas, risotos, massas e alimentos que são servidos com molho. Em média, possui entre 20cm e 28cm de diâmetro.

Se você está buscando por opções desse tipo de prato, talvez você se interesse por opções como o prato fundo de cerâmica, que é resistente e com custo-benefício, ou um aparelho completo como o jogo com 6 Pratos Fundo Mônaco Sarah.

Prato Raso   

É o tipo de prato mais usado no dia a dia, pois é usado para servir refeições principais como arroz, feijão, saladas e carnes. Normalmente, dispõe de um tamanho de 25cm a 30cm.

Se você está montando o enxoval de cozinha, duas opções interessantes que você encontra na Parada da Panela são o Jogo com 6 Pratos Raso Mônaco Amelie e o Prato Raso Porcelana Decorado Grande.

Prato de pão

Esse tipo de prato é um modelo um pouco menor que o de sobremesa e, como o nome diz, é muito usado para servir pães em pratos como sopa, que geralmente são servidos com esse alimento.

Prato para sobremesa

prato para servir sobremesas

O prato de sobremesa, depois do prato de pão, é o que possui o menor tamanho (entre 18 a 22cm). Ele é usado para servir doces, bolos, pudins e tortas. Só não é recomendado para servir sobremesas mais líquidas e cremosas, como mousses e sorvete.

Na hora de comprar essas peças, busque uma alternativa com bom custo-benefício e qualidade, como o prato de sobremesa de cerâmica. 

Outra opção é comprar jogos completos e decorados, como o Jogo com 6 Pratos de Sobremesa Mônaco Sarah que você encontra na Parada da Panela.

Tipos de material de pratos, qual é o melhor?

Existem pratos de diversos materiais como plástico, vidro, madeira e metal. Os mais utilizados no dia a dia, além dos feitos de vidro, são os pratos de porcelana e cerâmica. 

O melhor tipo de prato, no entanto, depende muito da finalidade de uso e ocasião.

Por exemplo, em jantares mais especiais, o uso de um conjunto de louças de porcelana ou cerâmica dá um ar mais requintado.

Para servir crianças pequenas, por exemplo, os pratos de plástico e metal são melhores, pois são resistentes e seguros.

Em comparação entre os pratos de cerâmica e porcelana, os dois apresentam vantagens e desvantagens. Em comum, são dois tipos de pratos de qualidade e resistentes.

Os pratos de cerâmica costumam ser mais pesados que os de porcelana, apresentam maior porosidade e são menos impermeabilizados.

Os de porcelana são característicos pela resistência, leveza e espessura mais fina. Também são impermeáveis, brancos e translúcidos. Por isso, são muito usados para montar uma mesa de jantar mais clean.

Por essas características, os pratos de porcelana são considerados melhores opções que os de cerâmica.

No entanto, os pratos de cerâmica costumam ter um preço bem mais em conta no mercado, o que torna uma opção mais acessível.

Uso de pratos como peça de decoração

tipos de louças para cozinha pratos de porcelana

O uso de pratos na decoração é uma tradição antiga, mas que está voltando a ser uma tendência bem forte em diversos projetos arquitetônicos e designers de interiores. 

Seja pela nostalgia ou não, a verdade é que existem diversas formas de usar esses utensílios para deixar a casa ainda mais charmosa e afetiva, com aquela carinha de casa de vó.

Uma ideia legal para decoração é usar os pratos de porcelana antigos, que contam um pouco da história da família.

Algumas opções de uso, além da parede, são:

  • Prateleiras com os pratos apoiados na vertical, como quadros;
  • Usar os pratos fixos na parede, em ordem aleatória;
  • Usar os pratos fixos na parede com diversas misturas de estampas, desenhos, cores e formatos;
  • Colocar os pratos em molduras para apoiar em prateleiras, mesinhas de canto ou na parede.

Você pode usar uma coleção de pratos especiais, pratos de lembranças de viagens, com pinturas artísticas, pratos que foram presentes e afins.

Se for usar os pratos na decoração da parede, tenha cuidado para que fiquem bem fixos, para não cair e quebrar.

Regras de etiqueta para usar os pratos na mesa

Existem algumas regras de etiqueta que devem ser seguidas em jantares mais formais, no qual determinam a posição correta de todos os utensílios na mesa.

Entre essas regras, existem recomendações sobre a ordem dos talheres, taças e pratos.

No caso dos pratos, a ordem mais utilizada é a seguinte:

  1. Em primeiro lugar, coloque o sousplat. Ele é usado para demarcar os lugares na mesa e para manter a louça firme durante a refeição. Atente-se para manter uma boa distância entre os lugares, para que as pessoas não fiquem desconfortáveis e apertadas;
  2. Em cima do sousplat, coloque o prato raso que será usado na refeição principal;
  3. Na sequência, coloque o prato fundo, centralizado acima do prato raso;
  4. Se for servido um couvert, antepasto ou entrada, acrescente o pratinho de pão acima do conjunto principal levemente à esquerda.

Para saber mais, confira também nosso artigo com dicas de como montar uma mesa de jantar.

Avalie e escolha seu aparelho de jantar com as louças certas

Escolher um bom aparelho de jantar é fundamental para que o seu jogo de louças dure por muito mais tempo, especialmente os pratos, que se destacam na hora de compor a mesa de jantar.

Além disso, um aparelho de jantar bonito e de qualidade é perfeito para impressionar os convidados em um evento especial ou simplesmente para aproveitar os melhores utensílios de cozinha no dia a dia.

Por isso, vale a pena conferir a categoria de jogo de jantar da Parada da Panela, com diversos tipos de pratos modernos, duradouros e feitos com materiais de qualidade.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta