Confira 10 tipos de talheres para cozinha e como usá-los!

Para deixar sua cozinha completa e preparada para servir os mais variados tipos de pratos é fundamental conhecer os diferentes tipos de talheres para cozinha.

É surpreendente a quantidade de opções de talheres, mas é possível começar o seu kit com os principais que você não pode deixar de ter no dia a dia. 

Confira abaixo quais são eles e como usá-los de acordo com as regras de etiqueta à mesa.

Principais tipos de talheres e suas funções

Os tipos de talheres são classificados de acordo com a função que desempenham, a partir também das diferenças “anatômicas” que apresentam.

A variedade de tamanhos, design e formatos dos talheres disponíveis no mercado não são por acaso. 

As características que apresentam são desenvolvidas para tornar o dia a dia na cozinha mais prático e melhorar a hora da refeição.

Confira os 10 principais tipos de talheres de acordo com os pratos que são servidos.

1. Faca para manteiga

tipos de talheres e suas funções

A faca de manteiga é o talher que está presente nos cafés da manhã e lanches. Ela é usada para servir pães e torradas, pois o seu formato é o mais adequado para espalhar manteiga, geleias e patês.

Diferente das facas de pão, as facas para manteiga são bem pequenas, menores que as de mesa, com a ponta levemente achatada e sem corte. 

Esse formato permite que ela desenvolva um papel parecido ao de uma pequena espátula.

Alguns modelos são fabricados também com uma pequena serra na ponta e é possível encontrar opções fabricadas totalmente em aço inox ou com cabos de madeira.

2. Faca para mesa

A faca para mesa é um dos talheres mais usados no dia a dia, pois é recomendado para as refeições comuns como almoço e jantar.

Ela normalmente possui o mesmo tamanho do garfo de mesa e apresenta uma pequena serra que ajuda a apoiar a comida no garfo e a cortar os alimentos.

Para alimentos que precisam de muita força ou cuidado no corte, esse tipo de faca pode não ser o mais adequado.

A faca para mesa costuma fazer parte de todos os kits básicos de talheres, por conta de sua versatilidade na cozinha.

3. Faca de peixe

Se você é uma pessoa que adora peixes nas refeições, mas tem preguiça do preparo por conta das espinhas, essa é uma dica ótima. 

A faca de peixe é desenvolvida com uma ponta mais afiada e um fio mais liso, sem serras. Assim como o garfo de peixes, ele serve para ajudar a separar as espinhas da carne sem desmanchar o peixe

Vale a pena investir nesse tipo de talher, especialmente para diminuir o risco de engasgo com as espinhas.

4. Colher de sopa

Como o próprio nome diz, a colher de sopa é perfeita para refeições com sopas, cremes e caldos. 

O seu formato é arredondado e mais largo para que o alimento não escorra pelas bordas do talher, segundo a mesma lógica de um prato fundo ou uma concha de caldos.

5. Colher de sobremesa

As colheres de sobremesa são de tamanho médio e permitem servir pratos doces com caldos, líquidos e mais cremosos, como bolos, pudins e sorvete. 

Em um kit de talheres, a colher de sobremesa é de tamanho médio, sendo a opção intermediária entre a colher de sopa e a de chá.

6. Colheres de chá e de café   

As colheres de sobremesa são as menores colheres do kit e são usadas para servir chás e cafés em recipientes menores, como xícaras.

Existem colheres de chá em diversos materiais, como colher em cerâmica, perfeita para completar o seu jogo de louças para o momento de servir o café.

7. Garfo para peixes   

O garfo para peixes, assim como a faca, é usado especialmente para servir peixes. A principal função desse tipo de garfo é auxiliar na remoção de espinhas. Ele ajuda nessa tarefa pelo formato mais pontudo que os outros garfos.

8. Garfo para mesa 

posição dos talheres na mesa

O garfo para mesa, ou garfo de jantar, é um dos talheres mais básicos em um conjunto de talheres. Ele é usado nas refeições principais, normalmente acompanhado da faca para mesa.

Entre os tipos de garfos, esse é o de maior tamanho. Ele possui 4 dentes longos e levemente curvados, funcional em diversas refeições como carnes, refogados, arroz, farofa etc.

9. Garfo de salada

O garfo de saladas apresenta dentes mais largos (alguns modelos com três dentes), o que permite pegar folhas, legumes e verduras com mais facilidade, sem escorregar do talher ou precisar de muitos malabarismos para comer folhas.

10. Garfo de ostras   

O garfo de ostras é um talher de uso bem específico, utilizado para servir ostras e outros tipos de frutos do mar. Ele, diferente do garfo de mesa, possui três dentes.

Disposição dos talheres à mesa   

Para montar uma mesa de jantar simples, no dia a dia, não existem muitas regras em relação à disposição dos talheres.

Normalmente, para tornar a rotina mais prática, deve ser posto na mesa apenas o que será utilizado. Em um jantar onde será servido sopa, não faz sentido colocar à disposição todos os talheres de peixes, por exemplo.

Para deixar a mesa organizada e bonita, escolha talheres que pertençam ao mesmo conjunto e um bom conjunto de pratos, sousplat e acessórios.

Talheres e suas regras de etiqueta

tipos de talheres e a etiqueta na mesa

Em um jantar mais formal, é fundamental se atentar às regras de etiqueta. De modo geral, os talheres devem seguir essa ordem:

  • Facas posicionadas à direita do prato e sousplat, com o corte sempre virado para dentro do prato. Os garfos são posicionados à esquerda;
  • Se for usar mais de um talher, coloque-os sempre de fora para dentro na ordem do uso. Os primeiros a serem usados, ficam mais para fora na composição;
  • A mesma regra de ordem de uso vale para os pratos. O primeiro prato a ser usado deve ficar por cima dos outros que vêm depois;
  • O copo de água deve ficar perto do prato, na diagonal direita, e depois a taça de vinho;
  • Talheres de sobremesa são posicionados acima do prato, com o corte virado para dentro;
  • O guardanapo deve ser posto sempre dentro do prato ou à esquerda, ao lado dos garfos.

Conclusão

Conhecer os diferentes tipos de talheres ajuda a ter mais noção sobre a função dos utensílios na cozinha para decidir pela compra daqueles que são essenciais na sua casa.

Como vimos, algumas opções não podem faltar, como os talheres básicos: colheres de sopa, colheres de sobremesa, garfos e facas de mesa. 

Para ter esses talheres à mesa, basta optar pela escolha de um bom jogo de faqueiro, como o Faqueiro Tramontina Ipanema 30 peças rosa, disponível na Parada da Panela.

Os demais talheres também são muito práticos e funcionais, pois são específicos para determinados tipos de alimentos.

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Deixar uma resposta