Vantagem e desvantagens de Cada tipo de panela – Jaqueline Castanho

 

Oi meninas, muitas vezes nos vemos em uma tremenda duvida, então para ajudar vocês montei esses post bem detalhado mostrando todas as vantagens e desvantagens de cada tipo de panela, espero ter ajudado. Um Abraço.

Alguma vez você já parou para se perguntar o porquê de existirem tantos tipos de panela diferentes no mercado? A resposta é simples. A matéria-prima de cada panela traz consigo propriedades diferentes que podem influenciar positiva ou negativamente em questões como tempo de preparo, sabor e até nos valores nutricionais do alimento a ser preparado.

Na hora de escolher qual a melhor panela para preparar os seus alimentos é importante conhecer as diferenças e saber quais são as vantagens e as desvantagens de cada material para extrair o máximo de benefício tanto para a saúde da sua família quanto para a preservação do seu produto.

Para ajudar você nessa tarefa, comparei as vantagens e desvantagens das panelas mais utilizadas pelas donas de casa brasileiras. Confira:

 

Panela de ferro

panela ferroMuito popular antigamente, o uso da panela de ferro hoje em dia já não é tão comum, mas as vantagens que elas possuem em comparação com as demais ainda são válidas.

Para cozinhar feijão, lentilha e carnes grelhadas, essa panela é ideal, pois ela consegue absorver o calor constante e manter a temperatura sempre alta.

Também apresentam boa durabilidade, preço baixo e, segundo especialistas, seu uso regular pode reduzir o risco de anemia e deficiência de ferro. No entanto, o armazenamento de alimentos em panelas desse tipo não é recomendado como forma de evitar a alta concentração da substância nos alimentos.

Mas tenha cuidado com a manutenção. Ela pode enferrujar facilmente e, se esfregada, a ferrugem pode se soltar. Lave-a com água quente e sabão, deixe secar no fogo e espalhe uma película de óleo sobre sua superfície antes de guardar, para evitar a ferrugem. Podem ser recicladas;

Panela de alumínio Repuxado e alumínio Fundido (Batido)

Espagueteira-e-cozimento-a-vapor-800x490Por ser vendida a um preço mais acessível, esse tipo de panela é um dos mais utilizados. Fácil de manusear e com aquecimento rápido, tem como desvantagens o fato de poder transferir alumínio para os alimentos, o que é prejudicial à saúde e pode diminuir o valor nutricional dos alimentos. Podem ser recicladas;

Panela de aço inox

panela inoxEste material não apresenta riscos tóxicos, mas resíduos de níquel que podem existir quando a panela ainda é nova, exige que antes de começar a utilizar, a panela seja fervida algumas vezes para eliminar qualquer resíduo dessa substância. A presença de níquel pode favorecer o desenvolvimento de alergias, distúrbios renais e hepáticos, cefaleias e uma série de outras doenças, a principal vantagem é o fato de as panelas não oxidarem. Além disso, o material é resistente e distribui o calor de forma igual por sua superfície.

Panela de Cobre

 Assim como as inoxidáveis, as panelas de cobre são boas condutoras de calor. Mas não podem ser utilizadas para cozinhar todo tipo de alimento. Ao entrar em contato com o sal ou alimentos ácidos como 007tomate, limão e vinagre, o cobre pode se desprender da panela. Fique atento sobre que tipo de comida é feita nesse tipo de panela. A intoxicação por cobre pode causar náusea, dores abdominais, problemas gastrointestinais e, em longo prazo, danos aos rins e ao fígado. A vantagem é que pode ser reciclada.

Panela de pedra-sabão

pedra sabaoAs panelas feitas desse material são naturalmente antiaderentes. Elas cozinham o alimento de maneira mais lenta e mantém o aquecimento por um período maior. As desvantagens são o seu peso, que dificulta o manuseio e a fragilidade. Armazenar alimentos nesse tipo de recipiente não é aconselhável, pois pode haver liberação de níquel, indicada para o preparo dos mesmos tipos de alimentos que podem ser feitos na panela de barro. Por ser porosa, pede atenção especial ao ser lavada, para que não haja proliferação de microrganismos. Aqueça-a em fogo baixo, para que a panela não rache pelo choque térmico.

Panela de teflon

tramontinaUma das principais vantagens das panelas antiaderentes é a menor quantidade de óleo a ser utilizada no preparo de alimentos. O teflon é o material que reveste a panela e impede que o alumínio ou o ferro sejam transferidos para o alimento. No entanto, seu manuseio incorreto pode fazer com que surjam riscos ou arranhões no teflon que podem contaminar os alimentos. Neste caso, a dica é que sejam utilizados utensílios, como colheres de silicone e madeira, que não riscam a panela. Na hora da lavagem também não deve ser utilizadas esponjas de aço. O mesmo vale para as panelas revestidas de cerâmica.

Panela de vidro

panela vidroEsse tipo de panela é atóxica e essa é a sua principal vantagem. Em contrapartida, para utilizá-la é necessário muito mais atenção, já que o material esquenta muito mais rápido, o que pode fazer com que passe do ponto e queime com mais facilidade. Os preços das panelas de vidro também costumam ser mais elevados em comparação às demais, são mais frágil e não pode ser reciclada por ser feita com vidro temperado;

Panela de barro

barroAs tradicionais panelas de barro podem ser utilizadas tanto sobre a chama quanto dentro do forno. Há quem diga que elas são insuperáveis em manter o sabor dos alimentos. Elas cozinham mais lentamente, mas ao mesmo tempo mantém o aquecimento por um período maior. A desvantagem, é que são pesadas e os alimentos grudam com facilidade, indicada para fazer alimentos líquidos ou com caldo, como sopas, molhos, feijão e ensopados. Assim como a panela de cerâmica, demora para esquentar, mas mantém o calor por um longo período de tempo. Alimentos com baixo teor de água podem ficar ressecados se preparados nessa panela;

Panela de Cerâmica

marromApesar de serem um pouco mais caras que as outras panelas, o investimento vale a pena, já que são fáceis de limpar, antiaderentes e conservadoras de calor. Mas atenção para uma certificação que aponte para a utilização demateriais atóxicos na fabricação. Pesquisas realizadas em Israel afirmam que a tinta presenteem panelas não certificadas pode conter chumbo ou cádmio, que se desprendem durante o preparo dos alimentos. Além disso, demora mais tempo que o normal para esquentar, o que faz com que o consumo de energia aumente;

Panela de Titânio

panela-525Esse tipo de panela é mais recente e moderno e, por isso, mais cara. A estudos quemostram que panelas de titânio não fazem mal à saúde, já que não há contaminação dos alimentos preparados nelas. Além disso, são mais resistentes. As panelas de titânio também podem ser usadas para guardar a comida depois de pronta. O titânio é usado pela indústria, inclusive, para revestir as panelas de cobre e evitar que esse elemento se misture à comida em seu interior. Elas não exigem a fervura que recomendamos nas panelas de aço inox, pois não há liberação de material na comida .

Panela Esmaltada – Agatá 

esmalteSão as antigas panelas feitas de uma chapa fina de metal esmaltado conhecido como Ágata. São bonitas e decorativas e fervem rapidamente. As de boa qualidade levam uma camada de esmalte especial resistente às altas temperaturas e imune a germes e bactérias. desvantagem é Grudar e queimam o alimento com facilidade. As boas são caras, são sensíveis e descascam facilmente. Não devem ser areadas, Seu uso se presta mais à fervura de líquidos como a água para o cafezinho coado, chaleiras ou até mesmo ao branqueamento de legumes e cozimento de ovos.

Mas então, qual comprar?

Não há um tipo de panela perfeita. A ideia é manter em mente a funcionalidade de cada modelo para tirar máximo proveito dos seus jogos.

Portanto, os modelos de vidro, de cerâmica são os que trazem menos risco à saúde humana, desde que obedeçam aos padrões estabelecidos para esse tipo de equipamento. Ao adquirir essas panelas, tente conservá-las ao máximo, já que a reciclagem ainda não é possível para tais materiais.

Na sequência, os modelos de metal, de titânio, de cobre e de ferro podem ser boas opções, se utilizados de maneira correta. Fazer uma combinação de panelas, levando em conta cada uma de suas características, também pode ser uma solução. Uma mistura de panelas de cobre e de cerâmica ou barro para preparar alimentos ácidos mais salgados é uma possibilidade.

Lembrando que todos essas opções disponível na loja Parada da Panela ou pelo site:

www.paradadapanela.com.br

Compartilhe seu amor
Imagem padrão
Jaque Castanho
Artigos: 88

Um comentário

Deixar uma resposta

*

code